PGSS Cogna

Pós-Graduação
Stricto Sensu

Mestrado em

Ensino de Ciências e Matemática​

Campo Grande – MS

Apresentação

O Mestrado Acadêmico em Ensino de Ciências e Matemática foi aprovado na 179ª Reunião do Conselho Técnico-Científico da Educação Superior – CTC-ES/CAPES. O Curso proporciona a capacitação científica e tecnológica aos profissionais que atuam na formação de educadores e em situações de ensino dentro e fora da escola, assim como na geração de produtos que contribuam para o ensino e aprendizagem de qualidade.

Objetivos do Programa

  • Debater e investigar a formação científica e tecnológica na capacitação de profissionais, bem como sua atuação no ensino e aprendizagem nas áreas de Ciências e Matemática, com ênfase na educação científica;
  • Contribuir com investigações das práticas pedagógicas, produção e utilização de materiais didáticos diversos (textos, equipamentos, experimentos, jogos, vídeos e softwares);
  • Formar professores pesquisadores que utilizem de forma crítica, criativa e inovadora as tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC); e
  • Debater e investigar as políticas educacionais relativas ao Ensino de Ciências e Matemática e à formação de docentes para essas áreas.

Público-Alvo

Podem candidatar-se ao programa portadores de diploma universitário nas licenciaturas e bacharelados com formação e/ou atuação na área de Ensino/Educação.

Áreas de Concentração

Disciplinas

  • Ensino, cultura e tecnologia;
  • Tópicos em História das Ciências e da Matemática;
  • Abordagens de Pesquisa em Ensino;
  • Seminários de Dissertação
  • Produção Multimídia para Ciências da Natureza;
  • Políticas Públicas para Uso de Tecnologia no Ensino;
  • Linguagens e Alfabetização Científica;
  • Cidadania e Compreensão Pública da Ciência: Divulgação Científica na Era Digital;
  • Teorias de Aprendizagem;
  • Teorias do Conhecimento;
  • Formação de Professores e desenvolvimento profissional;
  • Formação docente e práticas pedagógicas;
  • Desenvolvimento Curricular;
  • Avaliação Educacional: funções, instrumentos e planejamento;
  • Estratégias para Ensino EAD e Ensino Híbrido;
  • Tendências em Educação Matemática;
  • Educação Inclusiva e suas tecnologias;
  • Tendências em Ensino de Ciências;
  • Epistemologia e Didática de Conteúdos Matemáticos da Educação Básica;
  • Interfaces da Matemática com outras áreas do conhecimento;
  • Letramentos e a transição para o Ensino Superior;
  • Ensino, sociedade e diversidades;
  • Educação Ambiental e Ensino;
  • História da Educação Matemática no Brasil

Corpo Docente

Prof. Dr. Antonio Sales

Lattes   E-mail

Prof. Dr. Diego Fogaça Carvalho

Lattes   E-mail

Profa. Dra. Erlinda Martins Batista

Lattes   E-mail

Profa. Dra. Hallynnee Hellenn Pires Rossetto

Lattes   E-mail

Prof. Dr. José Luiz Magalhães de Freitas

Lattes   E-mail

Profa. Dra. Kátia Alexandra de Godoi e Silva

Lattes   E-mail

Profa. Dra. Luciana Paes de Andrade

Lattes   E-mail

Profa. Dra. Rosiane de Morais

Lattes   E-mail

Profa. Dra. Susana Nogueira Diniz

Lattes   E-mail

Colaboradores

Prof. Dr. Ruy Cesar Pietropaolo

Lattes   E-mail

O Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Exercicio Físico na Promoção da Saúde iniciou suas atividades em março/2012 e consiste em uma iniciativa pioneira de cursos de mestrado e doutorado profissional na àrea da Educação Física e da Fisioterapia. O Programa é ofertado na modalidade presencial, na Unidade UNOPAR/Piza, na cidade de Londrina, Paraná. Atualmente é avaliado pela CAPES com conceito 4.

Contatos

Professora Dra. Fátima Aparecida da Silva Dias

Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática

Secretaria Acadêmica

Egressos

Os Egressos dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu representam o legado de excelência e dedicação que a Instituição busca cultivar ao longo dos anos. Ao concluírem o Mestrado e/ou Doutorado, esses profissionais seguem contribuindo de forma significativa para o avanço do Conhecimento, da Ciência e da Sociedade em suas respectivas áreas de atuação. Esta página é dedicada a celebrar suas conquistas e a manter viva a conexão entre a Instituição e seus ex-alunos, reconhecendo o impacto positivo que cada um deles tem gerado.

Aqui, você encontrará uma lista com contatos dos egressos, facilitando a criação de redes de colaboração e o intercâmbio de experiências. Essa iniciativa visa não apenas valorizar o trabalho desses profissionais, mas também fortalecer os laços entre a comunidade acadêmica e o mercado, promovendo oportunidades de parcerias, mentorias e projetos conjuntos. Conheça as trajetórias inspiradoras de nossos egressos e descubra como a formação Stricto Sensu tem transformado vidas e impulsionado carreiras de sucesso.

Conheça os Egressos em Ensino de Ciências e Matemática. Use o campo de filtro para uma pesquisa específica.

NÍVELEGRESSOORIENTADORLINK LATTESLINK REPOSITÓRIO
MestradoAdriana de Jesus GabilãoJosé Luis Magalhães de Freitas
MestradoCrys Michelly de Oliveira DutraLuciana Paes de Andrade
MestradoFeyth Jaques de OliveiraErlinda Martins Batista
MestradoJoão Matheus Albertoni MacedoLuciana Paes de Andrade
MestradoJoão Paulo Espindola DominguesLuciana Paes De Andrade
MestradoLeticia Texeira DiasLeda Marcia Araujo Bento
MestradoLuis Mauro Neder MeneghelliAntonio Sales
MestradoOswaldo da Silva Lopes JúniorKátia Guerchi Gonzales
MestradoRenata Forti BragaAnelisa K. Esteves
MestradoRosilene Canavarros MonteiroTania Gisela Biberg-Salum
MestradoAdolmira da Cunha Pereira de OliveiraKatia Alexandra De Godoi E Silva
MestradoAndressa Elvira Matias CoelhoJose Luiz Magalhaes De Freitas
MestradoAndressa Farias FerreiraAntonio Sales
MestradoEmerson Melo de SouzaJosé Luiz Magalhães de Freitas
MestradoEva Maria de OliveiraErlinda Martins Batista
MestradoFabio Borges Ricci de CamargoDiego Fogaça Carvalho
MestradoJose Matheus Pinheiro da Fonseca da Silva
MestradoKarine Bezerra VianaLuciana Paes De Andrade
MestradoAlan Otavio da Costa NantesErlinda Martins Batista
MestradoDonizeth Jacinto de SouzaAntonio Sales
MestradoElizania Regina MacielTania Gisela Biberg Salum
MestradoGeorgina Jansen MendesJose Luiz Magalhaes De Freitas
MestradoMarisa da Silva AraújoKatia Guerchi Gonzales
MestradoAdriana Oliveira da SilvaLuciana Paes De Andrade
MestradoDanielle Roland Amaral Munhoz de OliveiraErlinda Martins Batista
MestradoEder Carlos AmadorKátia Alexandra Godoi e Silva
MestradoElaine Maria Aparecida da SilvaJosé Luiz Magalhães de Freitas
MestradoGenerosa Ferreira Ramos Leal AganettiJosé Luiz Magalhães de Freitas
MestradoGustavo Nunes Galvão dos SantosErlinda Martins Batista
MestradoJamisson da Silva AngeloDiego Fogaça Carvalho
MestradoKassiana Maria Galli Cardoso BrizolaLuciana Paes de Andrade
MestradoLuciana Vaz AmadorJosé Luiz Magalhães de Freitas
MestradoLuciene Lovatti Almeida Hemerly EliasTania Gisela Biberg-Salum
MestradoMurillo Aurélio de Moura AraujoAntonio Sales
MestradoNatalia CalimanKatia Alexandra De Godoi E Silva
MestradoAugusto Borges de Souza JúniorKatia Alexandra De Godoi E Silva
MestradoFabiano Teixeira CarvalhoErlinda Martins Batista
MestradoRenato Vieira de AquinoAntonio Sales
MestradoFrancisco Allex de Oliveira LimaDiego Fogaça Carvalho
MestradoJosé Ricardo Camilo FerreiraAntonio Sales
MestradoRosemeire da Silva Rio de OliveiraAntonio Sales
MestradoEva de Oliveira Silva LimaAntonio Sales
MestradoNoemia Franco Ajala AlvesSusana Nogueira Diniz

Notícias

PICT-EAD Celebra Aprovação de Monitores em Mestrados 
14 de março de 2025
Encontro de Atividades Científicas – Edição 2024
14 de novembro de 2024
I Simpósio sobre Desafios e Perspectivas das Pesquisas do MECMAT – Anhanguera Uniderp sob a óptica de Alunos, Professores e Egressos
29 de agosto de 2024
30º Prêmio Jovem Cientista
16 de agosto de 2024
Boas Práticas no Gerenciamento e Manejo de Resíduos Sólidos e Orgânicos
3 de maio de 2024
Discentes do Programa em Ensino de Ciências e Matemática Anhanguera – Uniderp realizam o 1º encontro presencial que reuniu alunos de diferentes origens e áreas de conhecimento
3 de abril de 2024
Edital de Aprovações – Processo Seletivo 2024/1 Stricto Sensu Cogna
29 de fevereiro de 2024
Egresso do Programa em Ensino de Ciências e Matemática – Uniderp, tem artigo aprovado em periódico Tecné, Revista de La Facultad de Ciencia y Tecnologia (Qualis CAPES A1)
8 de fevereiro de 2024