Docentes do Programa Stricto Sensu em Saúde e Produção Animal, da Universidade Anhanguera Unopar, Prof. Dr. Luiz Fernando Coelho da Cunha Filho, a Profª. Drª. Fabíola Rego Grecco, juntamente com o egresso José Victor Pronievicz Barreto realizaram em 2024, um pedido de depósito de patente intitulada “Método para Diagnóstico de Hematúria e Kit para Realização do Diagnóstico”, junto ao Instituto da Propriedade Industrial – INPI.
Luiz Fernando é docente pesquisador na área de Clínica Veterinária por muitos anos, e no decorrer da carreira profissional sentiu a necessidade de um equipamento que auxiliasse os médicos veterinários e pesquisadores que atuam diretamente no campo, concluírem o diagnóstico de determinadas doenças, de forma mais eficaz.
O objetivo principal do produto é separar os diferentes componentes presentes na urina (exemplo o sangue) por meio da força centrífuga. Ao girar o instrumento, aplica-se força suficiente para dividir os componentes com base em sua densidade.
O projeto de pesquisa, do qual derivou o produto foi desenvolvido com intuito de identificar, de forma rápida, por meio da coleta da urina dos animais no pasto, a doença denominada de Hematúria Enzoótica Bovina. Trata-se de uma das formas clínicas apresentadas quando o gado faz consumo excessivo de Samambaia (Pteridium aquilinum (L.) Kuhn), uma planta tóxica que se desenvolve no meio da pastagem, em todo o Brasil e que tem o consumo normalmente, em épocas de maior escassez de forragem. Uma característica desta enfermidade é causar neoplasia em bexiga e, como consequência, apresenta hematúria (sangue na urina) intermitente durante meses. O produto visa sanar as dificuldades de fazer a avaliação no campo, o que acarreta mais tempo até o diagnóstico, podendo levar o animal à óbito.
Outras doenças que apresentam características similares, de pigmentar a urina, entram como diagnósticos diferenciais, com sinal clínico de hemoglobinúria, que é a presença de hemoglobina na urina, como Leptospirose, Tristeza Parasitária, Anaplasmose, Babesiose, Hemoglobinúria bacilar. Para estas doenças, também pode-se fazer o uso da centrífuga, para confirmar ou descartar a suspeita clínica.
Relata o Prof. Dr. Luiz Fernando: “Após mais de 35 anos ensinando e pesquisando sobre a Medicina Veterinária viramos inventores. Então me sinto agraciado por ter uma patente registrada de um invento na Medicina Veterinária.”
Saiba mais sobre o Programa em Saúde e Produção Animal: https://pgsscogna.com.br/saude-e-producao-animal/