Pós-Graduação
Stricto sensu

Programa de Iniciação
Científica e Tecnológica – PICT EAD

Você sabia que a Iniciação Científica possibilita a sua participação em projetos de pesquisa, além de abrir caminhos para torná-lo um futuro pesquisador?

Conheça o Programa de Iniciação Científica e Tecnológica EaD que preparamos para você!

Edital 2024

Olá alun@ de graduação dos cursos de licenciatura, bacharelado e tecnológos da modalidade EAD!

Você sabe o que é Iniciação Científica e Tecnológica?

É um Programa que proporciona aos alunos de graduação o primeiro contato com a pesquisa acadêmica.

Quer ter um diferencial na sua formação acadêmica?

Venha participar do Programa de Iniciação Científica e Tecnológica (PICT EAD) que preparamos para você!

A Iniciação Científica e Tecnológica possibilita a sua participação em projetos de pesquisa, além de abrir caminhos para torná-lo um futuro pesquisador.

E mais:

  • Não há custo para participar;
  • Certificados com carga horária que podem ser considerados como ACO e turbinarão o seu currículo;
  • Orientação por doutores pesquisadores;
  • Participação em eventos científicos;
  • Possibilidade de participar como monitor do projeto.

Editais Encerrados

2022

PICT EAD – 2022 A formação do aluno de graduação no sistema de ensino EaD

A presente pesquisa visa compreender a formação do aluno sobre o seu percurso no Sistema de Ensino EAD.
Cursos EaD de Licenciatura, Bacharelado e Tecnólogo

2021

PICT EAD – 2021 A formação do aluno de graduação no sistema de ensino EaD

A presente pesquisa visa compreender a formação do aluno sobre o seu percurso no Sistema de Ensino EAD.
Cursos EaD de Licenciatura, Bacharelado e Tecnólogo

2020

A formação do aluno de graduação no sistema de ensino EaD – 2019
A presente pesquisa visa compreender a formação do aluno sobre o seu percurso no Sistema de Ensino EAD.

Administração
Ciências Contábeis
Enfermagem
Engenharias
Pedagogia

A formação do aluno de graduação no sistema de ensino EaD – 2020 Edição 1
A presente pesquisa visa compreender a formação do aluno sobre o seu percurso no Sistema de Ensino EAD.

Cursos EaD Semipresencial de Licenciatura, Bacharelado e Tecnólogo

A formação do aluno de graduação no sistema de ensino EaD – 2020 Edição 2
A presente pesquisa visa compreender a formação do aluno sobre o seu percurso no Sistema de Ensino EAD.

Cursos EaD Semipresencial de Licenciatura, Bacharelado e Tecnólogo

2018

A educação financeira ensinada por professores na educação básica no Brasil

A presente pesquisa visa investigar quais são as práticas metodológicas utilizadas por professores da Educação Básica, principalmente do Ensino Fundamental II, para o ensino de conceitos da Educação Financeira. Para isso, pretende-se responder a questão: quais são as práticas pedagógicas adotadas por professores de Matemática para o ensino de conceitos de Educação Financeira no Ensino Fundamental II. A escolha do tema se deu com base na importância da educação financeira para o desenvolvimento de cidadãos e do impacto que esse conhecimento pode ter nas relações sociais e relações de consumo.

Administração
Ciências Contábeis
Ciências Econômicas
CST em Gestão Financeira
Matemática

A formação no curso de Letras, na modalidade EAD, para o uso das tecnologias no ensino

Tem como objetivo geral investigar, teórica e empiricamente, como os alunos do curso de Letras, que recebem formação via ensino híbrido, na modalidade da EaD, estão sendo preparados para o uso da tecnologia na escola, a fim de desenvolverem as competências necessárias para a sua futura atuação docente, num contexto que integra, cada vez mais, as novas tecnologias e a educação.

Letras

Análise crítica dos livros didáticos aprovados no PNLD para o ensino de Sociologia na Educação básica

Criar o laboratório virtual. Produzir materiais paradidáticos com conteúdos das Ciências Sociais presentes na BNCC com atividades, dinâmicas e jogos.

 

Sociologia

Avaliação da motivação de escolares nas aulas de Educação Física

O projeto tem por objetivos:

  • Investigar como o assunto Sexualidade é abordado pelos professores da Educação Básica nas escolas onde serão desenvolvidos os estágios realizados pelos alunos do Curso de Ciências Biológicas – EaD.
  • Identificar quais os assuntos/conteúdos referentes ao tema Sexualidade tem sido ministrados pelos professores das escolas dos polos que ofertam o curso de Ciências Biológicas da Unopar na modalidade EaD.
  • Averiguar como as escolas participantes do estudo contemplam assuntos referentes à sexualidade em sua proposta pedagógica.

Geografia

Boas práticas de gestão em saúde: um estudo em municípios brasileiros de médio porte

O objetivo deste projeto é compreender as características da gestão dos municípios brasileiros que apresentaram os dez melhores e os dez piores índices de saúde neste índice. Com isso, a partir de uma pesquisa qualitativa com possibilidades quantitativas, buscar-se-á identificar os motivos que contribuíram para o melhor ou pior desempenho em saúde dessas localidades; os atores e ações para o alcance desses resultados; a relação existente entre o gasto público e o desempenho; o papel da gestão bem como as iniciativas de promoção à saúde, como a materno-infantil. Ao final, além do benefício conjunto alcançado pelos pesquisadores-colaboradores envolvidos, espera-se contribuir para o setor e para a sociedade com a elaboração de cadernos de boas práticas para a gestão em saúde, a fim de prevenir problemas relacionados ao baixo desempenho dos municípios, os quais são passíveis de mudanças e favorecer o intercâmbio de informações relacionadas à gestão pública brasileira.

Gestão Hospitalar
Gestão Ambiental
Gestão Pública
Bacharelado em Enfermagem
Bacharelado em Administração

Conexões contemporâneas: Ensino a Distância e a Percepção discente das demandas Regionais por Tecnologia

A busca por novos caminhos para o desenvolvimento dos indivíduos e da sociedade, como um todo, perpassam a Educação. É truísmo dizer que a Educação a Distância está transformando os processos de ensino mundo afora. A eliminação das restrições espaciais, em ambientes moldados e utilizados digitalmente, implica numa diversidade de perspectivas, perfis e demandas regionais que caracterizam os alunos dessa modalidade. Nesse sentido, o presente projeto objetiva compreender as relações entre os discentes, as tecnologias educacionais e as suas respectivas demandas regionais. Mais especificamente, busca: identificar demandas regionais com base na relação entre discentes e as tecnologias educacionais; analisar os efeitos da relação entre discentes e tecnologias educacionais a partir das demandas regionais específicas; compreender as relações entre discentes e as tecnologias educacionais; apresentar as dificuldades e oportunidades da relação entre os discentes e as tecnologias educacionais em face das realidades locais.

 

Geografia

Educação sexual na escola e práticas pedagógicas

Com o aumento do sedentarismo nos últimos, principalmente entre as crianças e os jovens, nota-se grande incidência de problemas posturais, obesidade, colesterol e diabetes; e apesar das aulas de Educação Física na escola terem se tornadas um dos poucos momentos que os alunos possuem para compreenderem aspectos relacionados à saúde e sobre a prática de atividade física como determinantes de um estilo de vida saudável, nota-se o desinteresse de muitos alunos em participar das aulas de Educação Física, por isso há necessidade de verificar os fatores que motivam e desmotivam os alunos a participarem das aulas de Educação Física, uma vez que este é um grande desafio para o professor de Educação Física. Por isso, será realizada uma pesquisa transversal em todas as regiões do Brasil utilizando os Polos de Ensino à Distância da Unopar, através da aplicação de questionários (Questionário de Kobal e Perceived Locus of Causality Questionnaire), por graduandos do curso de Educação Física Licenciatura (EaD), com amostra casual com alunos dos anos finais do Ensino Fundamental.

 
 

Educação Física

Estudo de resíduos industriais para geração de energia elétrica uma abordagem de engenharia

O principal objetivo desta pesquisa consiste em buscar, gerar e analisar informações pertinentes ao do dimensionamento, automação, operação e simulação de funcionamento de uma Usina de Reciclagem Sustentável, que possa ser viabilizada a qualquer município do país, podendo ser operado com um sistema automatizado e baixo custo. Para atingir estes objetivos será necessário inicialmente uma pesquisa bibliográfica e documental para o levantamento de dados a nível nacional e regional da quantidade/qualidade dos resíduos sólidos gerados, bem como qual a destinação que atualmente vem sendo dado a estes resíduos. Posteriormente será necessário a tabulação e análise aprofundada destes dados, para que se possa sugerir alternativas sustentáveis para o processamento destes resíduos, aproveitamento e a possível automação dos sistemas da usina de reciclagem além do desenvolvimento de algoritmos bioinspirados.

 
 

Engenharia Civil
Engenharia da Computação
Engenharia Elétrica
Engenharia Mecânica
Engenharia de Produção

Estudo do perfil das Brinquedotecas em Centros Municipais de Educação Infantil brasileiros

Objetiva por meio de uma amostragem caracterizar as brinquedotecas presentes em Centros de Educação Infantil Públicos na região Sul do Brasil. Para coleta de dados utilizaremos um questionário semiestruturado com questões abertas, fechadas e de múltipla escolha. A análise será feita com a categorização das questões divididas em eixos: temporalidade na brinquedoteca; organização da brinquedoteca; acessibilidade; ação docente na brinquedoteca e formação profissional de quem interage na brinquedoteca. Espera-se que esse estudo possibilite uma amostragem e caracterização de brinquedotecas Centros de Educação Infantil Públicos na região Sul do Brasil e reflexões para novas ações a incluir neste contexto. Além de incentivar as discussões e produção do conhecimento sobre a brinquedoteca para todas as crianças.

 

Pedagogia

Estudos preliminares sobre memória e história das primeiras escolas de Educação Básica de municípios brasileiros

O projeto propoe criar e alimentar um Banco de Dados com o título guarda-chuva “Memória e história da escola brasileira”, para mapear e registrar o nascimento e o desenvolvimento do sistema de ensino brasileiro, por região. Tem por objetivo realizar um estudo sobre memória e história da criação da primeira escola; Identificar a relação da cidade e dos indivíduos com a instituição escolar e sobre a construção da memória individual e coletiva em relação ao processo de escolarização; Compreender o conceito de Memória individual e coletiva, por meio das discussões a serem promovidas no ambiente virtual no qual será desenvolvido o projeto; Reconhecer as características da cultura escolar a partir das próprias experiências do aluno no campo de pesquisa e no confronto da bibliografia especializada e as fontes.

 
 
 

História
Artes Visuais
Arquitetura e Urbanismo

Estudo sobre consultoria em gestão empresarial de micro e pequenas empresas brasileiras

Realizar um diagnóstico da existência e necessidade de consultoria ou aconselhamento em gestão empresarial de micro e pequenas empresas do país.

Objetivos Específicos:

  • Levantar o perfil das organizações pesquisadas.
  • Identificar o nível de conhecimento dos gestores a respeito da oferta de projetos de consultoria/aconselhamento em gestão empresarial pelas universidades
  • Diagnosticar os fatores que motivam ou não a procura de consultoria/aconselhamento em gestão empresarial.
  • Identificar as possíveis barreiras que impedem o desenvolvimento de projetos de gestão empresarial em parceira com as universidades.
  • Diagnosticar as dificuldades de gestão da empresa

Administração
Ciências Contábeis
Ciências Econômicas
Gestão de Produção Industrial
Gestão de Recursos Humanos
Gestão Financeira
Gestão Hospitalar
Gestão Pública
Logística
Marketing
Processos Gerenciais
Empreendedorismo
Gestão Comercial
Marketing Digital.

Gestão da Sala de aula em Escolas da Educação Básica: identificando o uso de estratégias eficientes

No mundo todo, a sala de aula o lugar onde ocorre a prática do ensino, por isso essa pesquisa tem por objetivo: identificar as estratégias eficientes de gestão da sala de aula que possibilitem o ensino. Utilizando os conceitos de gestão de sala de aula, saber docente e eficiência escolar pretende-se acessar e compreender o processo em estudo. Para isso, será utilizada uma abordagem quali-quanti na pesquisa, com uso de questionário. Os participantes serão professores da rede pública de educação. Pretende-se, ao final da pesquisa, contribuir para o conhecimento das práticas docentes de gestão de sala de aula, inclusive com a possibilidade da identificação das mais eficientes.

 

Artes Visuais
História
Pedagogia

Investigações a respeito de competências e habilidades matemáticas de ingressantes na área de Engenharia

Investigar habilidades matemáticas que envolvem a formação de graduandos (Licenciaturas, Bacharéis, Tecnológicos) de cursos ofertados na modalidade presencial e na modalidade a distância.

Específicos:

  • Identificar em documentos oficiais, como as Diretrizes Curriculares Nacionais de cursos superiores, as orientações curriculares relacionadas as habilidades a serem desenvolvidas na formação superior.
  • Identificar abordagens metodológicas de conteúdos matemáticos nos cursos presenciais e em Ambientes Virtuais de aprendizagem (AVA) de cursos a distância que possam contribuir para o desenvolvimento de habilidades matemáticas.
  • Efetuar análise quantitativa e qualitativa nos dados obtidos a partir dos instrumentos de pesquisa: componentes curriculares, atividades de resolução de problemas, registros escritos (documentos de estágios), entrevistas, em salas presenciais e também em Ambientes Virtuais de Aprendizagens.

Matemática

 
Nível de atividade física e variáveis antropométricas em jovens brasileiros praticantes de modalidades esportivas: um estudo prospectivo

A prática de atividade física é considerada como fator influenciador na prevenção de doenças degenerativas, cardiovasculares e patologias relacionadas ao sedentarismo. O estímulo da prática por parte dos jovens é importante, uma vez que, nesta fase ocorre a diminuição na participação em atividades esportivas. Portanto, o objetivo do projeto será verificar a prevalência da prática esportiva, nível de atividade física e variáveis antropométricas em jovens brasileiros praticantes de modalidades esportivas. O estudo será realizado em duas etapas, a saber:

1. Estudo com três polos de Ensino à Distância da Universidade Pitágoras Unopar de cada região do Brasil, com alunos (14 a 17 anos) praticantes de modalidades esportivas subsidiadas pela organização pública;

2. Análise dos dados obtidos, realização e entrega de relatórios para as organizações públicas participantes. Todos os alunos participantes do projeto receberão treinamento na plataforma AVAStricto. Serão levantadas informações a respeito da prevalência da prática de modalidades esportivas no país, além de avaliações do nível de atividade física e variáveis antropométricas (IMC e Circunferência Abdominal).

Educação Física (Bacharelado e Licenciatura) – EaD

 
Relação Homem/Natureza: Indicadores sócio ambientais na visão dos discentes do curso a distância Superior Tecnológico em Gestão Ambiental em diferentes regiões do Brasil

Identificar quais elementos os discentes utilizam para construir o conhecimento sobre os índices sócio ambientais;
Verificar o que os discentes entendem como indicadores ambientais e sua relação com as especificidades regionais;
Comparar os conhecimentos dos alunos do 1º e do último semestre sobre os índices sócio ambientais;
Apontar novos olhares na busca de elementos para a elaboração de um conjunto de indicadores com base nas especificidades regionais e culturais brasileiras.

Gestão Ambiental

Significados e percepções do envelhecimento na perspectiva de pessoas idosas

A presente pesquisa visa investigar quais são as práticas metodológicas utilizadas por professores da Educação Básica, principalmente do Ensino Fundamental II, para o ensino de conceitos da Educação Financeira. Para isso, pretende-se responder a questão: quais são as práticas pedagógicas adotadas por professores de Matemática para o ensino de conceitos de Educação Financeira no Ensino Fundamental II. A escolha do tema se deu com base na importância da educação financeira para o desenvolvimento de cidadãos e do impacto que esse conhecimento pode ter nas relações sociais e relações de consumo.

Fisioterapia Odontologia
Enfermagem (EaD)
Embelezamento e Imagem Estética Pessoal(EaD)
Serviço Social
Sociologia (EaD)