Pesquisa sobre a intervenção da equoterapia, prática interdisciplinar que utiliza cavalos como agentes terapêuticos, foi desenvolvida em um haras em Cuiabá-MT, envolvendo uma equipe composta por fisioterapeuta, fonoaudiólogo, psicólogo, médico veterinário e auxiliares. Para o estudo foram utilizados três equinos da raça Quarto de Milha e crianças diagnosticadas com TEA de nível 1. As atividades desenvolvidas incluíram o cuidado com os animais, como escovação e banho, além da condução e montaria, permitindo que as crianças interagissem com os cavalos e demonstrassem seus comportamentos cognitivos e motores.
O estudo denominado “Terapia Assistida com Equinos no Tratamento de Crianças com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA)”, fez parte da tese desenvolvida pela doutoranda Renata Coelho Andrade do Programa de Pós-Graduação em Biociência Animal da Universidade de Cuiabá, UNIC-MT, trouxe novos insights sobre o uso da equoterapia no tratamento de crianças com TEA. Sob a orientação do Prof. Dr. Marcelo Diniz dos Santos e coorientação da Profa. Dra. Sandra Pavoeiro Tavares Carvalho, a pesquisa teve como foco identificar os impactos dessa modalidade terapêutica no desenvolvimento psicossocial dessas crianças.
Os resultados demonstraram melhora significativa nas habilidades físicas, como: postura, equilíbrio e coordenação motora, além de impactos positivos no desenvolvimento emocional das crianças, relacionados à autoestima, autoconfiança e interação social. As atividades com os equinos se revelaram eficazes também na estimulação cognitiva e no fortalecimento das relações sociais e emocionais.
A pesquisa contribuiu para o entendimento da equoterapia como uma alternativa terapêutica eficaz, beneficiando a criança com TEA e promovendo seu desenvolvimento global. Com esses achados, abre-se caminho para novas abordagens e intervenções voltadas à inclusão e à melhoria da qualidade de vida dessas crianças.
Para saber mais sobre a pesquisa na íntegra, acesse o Repositório Institucional: https://repositorio.pgsscogna.com.br/handle/123456789/67118
Para saber mais sobre o Programa de Pós-Graduação em Biociência Animal, acesse: https://pgsscogna.com.br/biociencia-animal/ ou fale com a coordenação via e-mail ricardo.ct.carvalho@cogna.com.br