Para conscientizar crianças e adolescentes que hábitos alimentares saudáveis são importantes desde a infância, pode-se fazer uso de abordagens inovadoras, unindo tecnologia educacional e nutrição em um aplicativo, o “Rango Mania”.
Fazer uso de recursos educacionais digitais tem se mostrado um poderoso aliado no momento de engajar e educar alunos, transformando o aprender em algo mais leve, significativo e emocionante.
Apoiada pelas políticas públicas, a Educação Alimentar e Nutricional (EAN) tem importante papel no hábito alimentar dos estudantes. Faz parte da Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) e visa combater problemas de saúde associados à má alimentação.
Os profissionais da nutrição têm ações que auxiliam de forma contundente nos hábitos alimentares saudáveis de crianças, mas associar esses métodos ao uso de tecnologias educacionais e abordá-los de forma lúdica, também pode contribuir para combater tanto o excesso de peso quanto a desnutrição na infância.
Esse é o intuito do “Rango Mania”, um aplicativo nutricional, gratuito, voltado para crianças e adolescentes em idade escolar, desenvolvido por uma equipe de nutricionistas, pedagogos e designers. A ferramenta une jogos, quizzes, receitas e combinações alimentares de forma saudável e lúdica. Sendo possível criar no jogo um avatar e realizar escolhas saudáveis, acumulando pontos, prêmios e criando receitas próprias. Além disso, fazem o monitoramento do estado nutricional do avatar, ensinando sobre as escolhas alimentares e sobre ajuste da alimentação conforme o necessário.
Com relação à sala de aula, os educadores podem integrar atividades cotidianas ao aplicativo, evoluindo as aulas de ciências e saúde. O Rango Mania pode ser utilizado como forma complementar ao ensino, vinculando tecnologia e mundo real, como uma forma de exemplificar a tecnologia educacional e a educação nutricional.
Mais informações podem ser consultadas no capítulo: “Educação Nutricional na Era Digital: Explorando o Potencial do Aplicativo Rango Mania” de autoria de Célia Andréa Sant’Anna Magalhães e Helenara Regina Sampaio Figueiredo, que compõe o livro: “Recursos Educacionais Digitais”, organizado por Bernadete Lema Mazzafera e Ezevaldo Aquino dos Santos, professora e egresso do Programa de Pós-Graduação em Metodologias para o Ensino de Linguagens e suas Tecnologias da Universidade Anhanguera Unopar. A obra completa está disponível no link: https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/67270
Saiba mais sobre o Programa em: https://pgsscogna.com.br/metodologias-para-o-ensino-de-linguagens-e-suas-tecnologias/ ou fale com a coordenação: Samira Fayez Kfouri pelo e-mail mestradoensino@unopar.br