Participe da disciplina Princípios e Práticas das Metodologias Ativas e aprenda a desenvolver aulas que colocam o estudante como protagonista do processo de aprendizagem.
✅ Pré-inscrição até: 14/09/2025
✅ Inscrição de: 15 a 24/09/2025
🗓 Docentes: Profa. Dra. Dayse de Souza Lourenço
🗓 Cronograma: 04/10; 11/10; Das 8h30 às 12h00 – (Horário de Brasília)
⏱ Carga horária total: 30h
📌 Local: Unopar Catuaí/Londrina/PR
🤓 Pré-requisito: Portador de Diploma
🎯 Público-alvo: Professores da educação básica e superior, coordenadores pedagógicos, estudantes de licenciatura e pós-graduação, bem como profissionais da educação interessados em inovação e protagonismo discente
💳 Investimento: R$ 200,00
Módulos:
Módulo 1. Fundamentos e estratégias iniciais
1. Introdução às metodologias ativas; Contexto histórico e conceitual; Diferença entre ensino tradicional e ativo; Fundamentos teóricos: Ausubel (aprendizagem significativa), Vygotsky (sociointeracionismo), Freire (protagonismo e criticidade).
2. Princípios centrais; Protagonismo do estudante; Papel do professor como mediador e facilitador; Relação entre autonomia, colaboração e engajamento.
3. Estratégias iniciais; Sala de aula invertida (Flipped Classroom): definição e exemplos práticos; Aprendizagem baseada em projetos (ABP/PBL): etapas e aplicação.
4. Atividade prática; Análise em grupo de um caso real (vídeo/texto) com aplicação de metodologias ativas; Socialização das percepções sobre benefícios e desafios.
Módulo 2. Estratégias avançadas, planejamento e avaliação
1. Outras estratégias de metodologias ativas; Aprendizagem colaborativa: organização e possibilidades.
Gamificação: elementos de jogo aplicados ao ensino; Rotação por estações: aplicação em diferentes contextos.
2. Planejamento de práticas pedagógicas; Como estruturar uma aula com metodologias ativas;Integração de estratégias às necessidades da turma.
3. Avaliação em ambientes ativos; Avaliação formativa e feedback contínuo; Critérios de avaliação alinhados ao protagonismo do aluno.
4. Atividade integradora; Elaboração, em grupo, de um plano de aula curto com aplicação de pelo menos uma metodologia ativa; Apresentação das propostas para a turma, seguida de debate coletivo.
Currículo da Docente:
Graduada em Letras Vernáculas e Clássicas pela Universidade Estadual de Londrina (2012) e em Pedagogia pela Unicesumar (2020), possui Mestrado (2015) e Doutorado (2019) em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina. Atualmente, realiza estágio pós-doutoral em Metodologias para o Ensino de Linguagens e suas Tecnologias pela Unopar. Foi editora da revista Entretextos (2016-2017). Atuou como orientadora de Iniciação Científica na UniCesumar (2020-2022) e do Programa de Iniciação Científica e Tecnológica (PICT) da Unopar (2022) e como docente orientadora no Programa Residência Pedagógica (2022-2024). Docente no Ensino Superior desde 2016, integra atualmente o corpo docente do programa de Mestrado e Doutorado em Metodologias para o Ensino de Linguagens e suas Tecnologias da Pitágoras Unopar Anhanguera.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1167012228917177