Multiletramentos em Sala de Aula

Dra. Dayse de Souza Lourenço Simões

A Disciplina propicia uma reflexão crítica sobre o conceito de multiletramentos no cenário educacional atual, considerando os desafios e possibilidades trazidos pelas tecnologias digitais, pela diversidade cultural e pelas práticas pedagógicas multimodais. Com enfoque na formação docente, busca subsidiar propostas didáticas significativas e alinhadas às exigências da educação no século XXI.

Pré-inscrição até: 30/08/2025

Inscrição de: 31 a 09/09/2025

🗓 Docente: Profa. Dra. Dayse de Souza Lourenço Simões

🗓 Cronograma: 13/09; 15/09; 18/09; 22/09; 25/09; 27/09; 9h às 12h – (Horário de Brasília)

Carga horária total: 30h

📌 Local: Unopar Piza – Londrina/PR

🤓 Pré-requisito: Portador de Diploma

🎯 Público-alvo: Estudantes de Pós-Graduação, Docentes da Educação Básica e Superior, Pesquisadores e demais Profissionais interessados em práticas pedagógicas inovadoras com foco na linguagem, letramentos e tecnologias

💳 Investimento: R$ 200,00


Módulos:

Módulo 1. Fundamentos teóricos dos multiletramentos Compreensão do conceito de multiletramentos, suas origens e articulações com letramento crítico, inclusão e diversidade cultural – Presencial

Módulo 2. A pedagogia dos multiletramentos e os novos papéis docentes Estudo da proposta dos Novos Estudos de Letramento (New London Group) e análise da função do professor como designer de experiências de linguagem – On-line assíncrono

Módulo 3. Multimodalidade e linguagem na cultura digital Discussão sobre os modos semióticos (verbal, visual, gestual, espacial e sonoro) e suas relações com os gêneros digitais e as práticas sociais de linguagem – On-line assíncrono

Módulo 4. Tecnologias digitais e práticas pedagógicas inovadoras Análise de práticas e recursos digitais aplicados ao ensino de leitura e produção textual com foco em diferentes mídias e suportes – On-line assíncrono

Módulo 5. Planejamento de práticas pedagógicas com base nos multiletramentos Proposição de sequências didáticas, projetos e atividades interativas que integrem os multiletramentos à BNCC e à realidade escolar – On-line assíncrono

Módulo 6. Compartilhamento e reflexão de experiências pedagógicas Apresentação e socialização de propostas elaboradas pelos participantes, com análise crítica coletiva e diálogo entre teoria e prática – Presencial


Currículo da Docente:

Graduada em Letras Vernáculas e Clássicas pela Universidade Estadual de Londrina (2012) e em Pedagogia pela Unicesumar (2020), possui Mestrado (2015) e Doutorado (2019) em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina. Atualmente, realiza estágio pós-doutoral em Metodologias para o Ensino de Linguagens e suas Tecnologias pela Unopar. Foi editora da revista Entretextos (2016-2017). Atuou como orientadora de Iniciação Científica na UniCesumar (2020-2022) e do Programa de Iniciação Científica e Tecnológica (PICT) da Unopar (2022) e como docente orientadora no Programa Residência Pedagógica (2022-2024). Docente no Ensino Superior desde 2016, integra atualmente o corpo docente do programa de Mestrado e Doutorado em Metodologias para o Ensino de Linguagens e suas Tecnologias da Pitágoras Unopar Anhanguera.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1167012228917177