A formação de leitores começa com intencionalidade e boas práticas pedagógicas. Nesta Disciplina, você encontrará conteúdos sobre letramento literário, leitura na escola e estratégias de ensino alinhadas à BNCC.
✅ Pré-inscrição até: 15/10/2025
✅ Inscrição de: 16 a 25/10/2025
🗓 Docentes: Prof. Dr. Rosemar Eurico Coenga e Profa. Dra. Claudia Lucia Landgraf Valério da Silva
🗓 Cronograma: 04/11; 05/11; 06/11; Das 19h00 às 21h00 – (Horário de Brasília)
⏱ Carga horária total: 15h
📌 Local: Plataforma Microsoft Teams
🤓 Pré-requisito: Portador de Diploma
🎯 Público-alvo: Professores da Educação Básica e pesquisadores/as da área de Letras e Educação
💳 Investimento: R$ 200,00
Módulos:
Módulo 1. Discussão sobre o conceito de letramento literário
Módulo 2. Abordagens didáticas e o ensino do letramento literário
Módulo 3. BNCC , literatura, formação de leitores na escola
Módulo 4. Projetos de sequência didática e mediação de leitura
Currículo da Docente:
Prof. Dr. Rosemar E. Coenga
É doutor em estudos literários pela Universidade de Brasília. É autor de inúmeros artigos e obras relacionados aos temas de sua atuação. Tem experiência na área de ensino de leitura, leitura literária e literatura infantil e juvenil.
Currículo Lattes: https://lattes.cnpq.br/6784437572638138
Profa. Dra. Claudia Lucia Landgraf Valério da Silva
Pós-Doutorado em Educação pela UCDB – MS (2020). Doutora em Língua Portuguesa pela PUC-SP (2015); Mestre em Estudos de Linguagem pela UFMT (2007); Especialista e Tecnologia Educacional pela PUC-RJ (2009) e Graduada em Letras pela UFMT (1993). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino de Línguas Portuguesa – Leitura e Produção de Texto; uso de Tecnologias no Ensino e Formação Docente. Atua como professora da Graduação do UNIVAG e como professora da Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado) na COGNA – UNIC e UNOPAR, coordenadora e pesquisadora no Grupo de Pesquisa em Ensino, Letramentos, Linguagens e suas Tecnologias (UNIC), vice coordenadora e pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Linguagens, Ensino e Tecnologias (UNOPAR) e pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Ensino de Línguas e Literatura (IFMT), com trabalhos voltados à Formação Docente e ao ensino e aprendizagem de Língua Portuguesa em contextos presenciais e digitais.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1163034494565030