Notícia Internacional

Iniciativa de Prevenção de Fraturas em Londrina ganha Destaque em Revista Internacional

O Hospital Universitário de Londrina (HU–UEL) deu um passo importante na atenção a pacientes com fraturas por fragilidade, inaugurando em maio o seu Ambulatório de Fragilidade Óssea (AEHU). O serviço, que operava como projeto piloto desde setembro de 2024, foi criado para atender pessoas com mais de 50 anos que sofreram fraturas, seguindo o modelo do Fracture Liaison Service (FLS).

A notícia sobre a inauguração do novo serviço em Londrina foi destaque na edição de agosto de 2025 da Fracture Focus, uma publicação da International Osteoporosis Foundation (IOF) que reúne pesquisas e iniciativas globais de prevenção de fraturas. A edição também destaca contribuições de especialistas de diversos países, incluindo o Brasil, na luta contra a osteoporose.

A Fracture Focus é uma publicação da International Osteoporosis Foundation (IOF) que se concentra em notícias, pesquisas e histórias de sucesso relacionadas à prevenção de fraturas no mundo todo.

O ambulatório representa um avanço decisivo para uma abordagem de atendimento multidisciplinar e integrada. A partir do momento da entrada na emergência, pacientes com fraturas são encaminhados para uma avaliação especializada, com o objetivo de prevenir novas fraturas, melhorar a qualidade de vida e reduzir a sobrecarga no sistema de saúde.

O Dr. Fernando Tadaaki Yabushita, coordenador do FLS HU–UEL e especialista em cirurgia de quadril, destacou a gravidade do problema. “As fraturas por fragilidade afetam uma em cada três mulheres e um em cada cinco homens com mais de 50 anos. No entanto, 80% desses pacientes não recebem a avaliação ou tratamento adequados para a osteoporose, fazendo com que até 86% sofram uma nova fratura no ano seguinte à primeira”, afirmou.

Ações de conscientização e impacto na comunidade

Como parte de seu compromisso com a saúde óssea, o Dr. Yabushita participou de uma atividade educativa no dia 21 de maio de 2025, no campus Piza da UNOPAR, para o público idoso, no âmbito do projeto PROvida. A jornada foi coordenada pelo Prof. Dr. Márcio Rogério de Oliveira, responsável pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Exercício Físico na Promoção da Saúde.

O encontro promoveu a conscientização sobre os cuidados com a saúde óssea na população adulta, com foco na prevenção de osteoporose e fraturas. Foi oferecida orientação sobre a importância da densitometria óssea e a ferramenta FRAX Brasil 2.0 foi utilizada para calcular o risco de fratura em algumas participantes.

Os resultados confirmaram a presença de osteopenia, osteoporose e alto risco de fraturas em várias das participantes, permitindo que fossem encaminhadas para acompanhamento clínico. A iniciativa também incluiu atividades educativas no Centro de Convivência da Pessoa Idosa de Londrina, com a participação ativa da comunidade.

“Esta iniciativa reforça o compromisso do FLS de Londrina em integrar a educação comunitária com ações clínicas concretas. Gerar consciência sobre a fragilidade óssea na população é fundamental para consolidar o modelo de atendimento contínuo que o FLS propõe, com o objetivo de reduzir o risco de fraturas e promover um envelhecimento saudável”, concluiu o Dr. Yabushita.

Essas ações marcam um avanço significativo no fortalecimento do FLS HU–UEL e servem como um exemplo do impacto positivo de se combinar a educação comunitária com intervenções clínicas diretas para a prevenção de fraturas na região.

Confira a publicação na íntegra: https://www.osteoporosis.foundation/news/brasil-nuevo-fls-en-londrina-refuerza-su-compromiso-con-la-prevencion-de-fracturas-traves-de

Saiba mais sobre o Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Exercício Físico na Promoção da Saúde: https://pgsscogna.com.br/exercicio-fisico-na-promocao-da-saude/

Facebook
LinkedIn

SECRETARIA ACADÊMICA (Mestrado e Doutorado)

DIVULGAÇÃO

COEPE – Colegiado de Ética em Pesquisa

© 2023 - Todos os direitos reservados