Entre os dias 06 e 09 de dezembro, ocorreu o Simpósio Internacional de Resistência Antimicrobiana, um evento internacional de grande relevância para as áreas de Medicina Veterinária e Saúde Única, em parceria com a Universidade Estadual de Londrina – UEL. O simpósio reuniu pesquisadores, profissionais e estudantes para debater os avanços científicos na microbiologia e seu impacto na saúde animal, humana e ambiental.


O Evento aconteceu no auditório da Anhanguera Unopar Catuaí, e contou com 200 participantes. Estiveram como organizadores do evento as professoras: Porfa. Dra. Elsa Helena Walter Santana, Profa. Dra. Fabiola Rego Grecco, e os discentes: Camila Hernandes Oliveira, Maria Carolina Milano Risso, Felipe de Brito Vargas e Maria Fernanda Schmit.
Durante o evento, foram abordados temas essenciais, como o uso racional de antimicrobianos, estratégias para mitigar a disseminação da resistência e inovações em diagnóstico e terapias alternativas. O Simpósio contou com a participação de renomadas universidades e empresas do setor, fortalecendo o diálogo entre a academia e a indústria na busca por soluções eficazes para esse desafio global.
A edição destacou a importância da abordagem One Health (Saúde Única), reforçando como a interação entre humanos, animais e meio ambiente influencia diretamente o controle da resistência antimicrobiana. O evento se consolidou como um espaço essencial para o intercâmbio de conhecimento e a construção de estratégias sustentáveis para a preservação da eficácia dos antimicrobianos no futuro.
Saiba mais sobre o Programa em Saúde e Produção Animal: https://pgsscogna.com.br/saude-e-producao-animal/