A cirurgia bucomaxilofacial é uma especialidade da Odontologia responsável por tratar condições que envolvem a boca, a face e os maxilares. É uma área da saúde que estuda os cuidados gerais com os dentes, atuando em situações mais complexas, como acidentes, deformidades e assimetrias ósseas, além de infecções graves.
Atento a esses desafios e ao cuidado pós-operatório necessário para reduzir morbidades, o Prof. Dr. Alexandre Meireles Borba docente do Programa de Pós-Graduação em Ciências Odontológicas Integradas da Universidade de Cuiabá – UNIC, em Mato Grosso, idealizou o projeto de pesquisa: “Caracterização de fatores preditivos à morbidade cirúrgica em intervenções hospitalares pela cirurgia bucomaxilofacial: estudo de coorte prospectivo”. O estudo está em fase de implantação e será conduzido no Hospital Geral de Cuiabá e no Hospital Municipal de Cuiabá, instituições com reconhecida atuação no Sistema Único de Saúde (SUS).
O projeto une a pesquisa científica do PPG COI com a prática assistencial da Residência Uniprofissional em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofaciais, também sob coordenação do Prof. Dr. Alexandre Meireles Borba, que tem como instituição formadora a UNIC e como instituição executora o Hospital Geral de Cuiabá – HG. Submetida pelo HG e em parceria com o Hospital Municipal de Cuiabá – HMC, a pesquisa investigará fatores clínicos e laboratoriais relacionados a maiores riscos de complicações pós-operatórias em cirurgias de boca e da face realizadas sob anestesia geral no Sistema Único de Saúde (SUS).
Serão acompanhados pacientes a partir dos 14 anos de idade, faixa etária com maior maturidade anatômica e clínica. A pesquisa irá analisar indicadores como idade, sexo, tabagismo, doenças associadas e exames laboratoriais, buscando identificar os perfis de maior risco. Os procedimentos cirúrgicos avaliados incluem casos de trauma facial, correções de fissuras labiopalatinas, cirurgias ortognáticas e tratamento de lesões ou deformidades ósseas.
O estudo será desenvolvido ao longo de dois anos e prevê, além do impacto direto na segurança e eficiência do cuidado hospitalar, a formação científica de residentes e pesquisadores, e a devolutiva dos resultados aos serviços de saúde para apoiar a qualificação dos protocolos assistenciais.
Esta é mais uma ação da UNIC que une ensino, ciência e compromisso com a melhoria da saúde pública, reafirmando o papel da universidade na construção de soluções para os desafios do SUS.
Trata-se de um estudo com forte potencial de impacto positivo no cuidado da Odontologia de alta complexidade com atuação hospitalar, que poderá ser replicado em outros contextos do SUS e servir de base para futuras políticas públicas e estratégias de qualificação da atenção especializada.
A integração entre pesquisa e extensão reforça o compromisso da universidade em transformar conhecimento científico em benefício social. Projetos como este consolidam a integração entre ensino, pesquisa e extensão, fortalecendo a formação acadêmica e ampliando o alcance da Ciência no cuidado com a população.
Para mais informações sobre o Programa de Pós-Graduação em Ciências Odontológicas Integradas, acesse: https://pgsscogna.com.br/ciencias-odontologicas-integradas/ ou fale com a coordenação via e-mail alexandre.borba@cogna.com.br