A Disciplina convida você a explorar, nas páginas da literatura infantil, caminhos criativos para desenvolver o raciocínio lógico das crianças, sem perder a poesia, o encantamento e a ludicidade que caracterizam as boas histórias. A cada obra analisada, refletiremos juntos sobre como despertar a Matemática na sala de aula. A disciplina também abordará as narrativas literárias que podem impulsionar o desenvolvimento das habilidades previstas nos documentos oficiais. Entre os encontros será aplicada uma micro-sequência didática trazendo evidências para uma roda de partilha.
✅ Inscrição e Pagamento de 13 a 23/07/2025
🗓 Docente: Profa. Dra. Angelica Fontoura Garcia Silva
🗓 Cronograma: 28/08; 29/08; 30/08; 17/09; 18/09; 19/09 – Horário das 19h00 às 22h30 (Horário de Brasília)
⏱ Carga horária total: 30h
📌 Local: Plataforma Microsoft Teams
🤓 Pré-requisito: Estudantes dos cursos de Licenciatura em Pedagogia ou Matemática
🎯 Público-alvo: Professores que lecionam para Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental, estudantes do curso de Pedagogia e licenciatura em Matemática
💳 Investimento: R$ 200,00
Módulos:
Módulo 1. Literatura Infantil e Construção de Conceitos Matemáticos
Módulo 2. Seleção, Análise e Criação de Narrativas Matemáticas
Módulo 3. Estratégias de Mediação e Resolução de Problemas
Módulo 4. Sequências Didáticas Interdisciplinares e Atividades Práticas
Módulo 5. Avaliação Reflexiva e Colaborativa
Currículo da Docente:
Angélica da Fontoura Garcia Silva é Doutora em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), tendo realizado estágio doutoral na Escola Superior de Educação de Lisboa sob orientação da Profª. Maria de Lurdes Serrazina. Atua como professora do Programa de Pós-graduação em Metodologias para o Ensino de Linguagens e suas Tecnologias da Universidade Norte do Paraná (Unopar), destacando-se na formação de professores que ensinam Matemática nos anos iniciais e na Educação Infantil. Com mais de 40 anos de experiência na área educacional, desenvolveu extensa atuação na educação básica e superior, tendo integrado equipes técnicas da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo e MEC, onde coordenou programas de formação continuada, participou da elaboração de propostas curriculares e contribuiu na elaboração de avaliações externas nacionais. É revisora e membro do corpo editorial de importantes periódicos acadêmicos nacionais e internacionais. Sua vasta produção acadêmica inclui mais de cem artigos publicados em periódicos científicos qualificados, abordando principalmente o desenvolvimento profissional docente, ensino de números, frações, raciocínio proporcional e uso pedagógico de tecnologias digitais. Angélica é reconhecida pelo desenvolvimento de projetos colaborativos e inovadores, que combinam reflexão teórica profunda com a prática pedagógica em contextos educacionais concretos.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5279665144777466