Pós-Graduação
Stricto sensu

Mestrado em

Ensino

Cuiabá – MT

Apresentação

O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino em Associação Ampla entre a Universidade de Cuiabá-UNIC e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso- IFMT, tem por finalidade um trabalho interdisciplinar que agregue as diversas áreas do conhecimento, a fim de atender essa demanda específica e responder às expectativas dos candidatos das diversas áreas de formação (bacharelado, licenciatura, e tecnólogos) com interesse em investigar ensino nas suas respectivas áreas de conhecimento.

Público-alvo

O Mestrado Acadêmico em Ensino tem foco nas Licenciaturas, Bacharelados e Tecnólogos com objetivo de capacitar docentes e pesquisadores numa perspectiva orientada para análise dos problemas educacionais e implantação de propostas que visem a qualidade do ensino, por meio da problematização e da análise de questões relacionadas à prática pedagógica, às tecnologias educacionais e aos saberes envolvidos no processo educativo.

Áreas de Concentração

Ensino, Currículo e Saberes Docentes

A área desenvolverá estudos referentes às relações entre ensino, currículo e saberes docentes que são construídas a partir das experiências cotidianas que refletem na maneira como os professores ensinam e norteiam as práticas pedagógicas.

Linhas de Pesquisa:
  • Linha 1 – Ensino de Linguagens e seus Códigos

Esta Linha de Pesquisa visa abranger projetos que tratem das construções de saberes a partir da própria atuação dos sujeitos em práticas sociais, tendo como foco as mediações de linguagem, na produção de sentido e da vinculação social, na contemporaneidade. Formação de professores para as práticas didático-pedagógicas voltadas para o ensino das linguagens e seus códigos. Nesta perspectiva serão especialmente estudados os aspectos de transmissão, recepção e processos cognitivos que tangenciam o campo da linguagem, na reinvenção dos processos de construção dos rituais de vinculação social e autopoieses.

  • Linha 2 – Fundamentos teórico metodológicos da Educação Escolar

Tem o objetivo de desenvolver estudos na perspectiva teórico-metodológica com base nos pressupostos educacionais vinculados ao ensino e a aprendizagem, propondo ainda investigar os currículos e respectivas práticas. Os estudos desenvolvidos nesta linha compreendem também formas de elaboração e aplicação de propostas educativas envolvendo espaços formais e/ou não formais. A ênfase está no direcionamento de ações estratégicas para o aprimoramento da ação docente nos diferentes níveis e modalidades de ensino.

  • Linha 3 – Ensino de Matemática, Ciências Naturais e suas tecnologias

A linha de pesquisa caracteriza-se por estudos e pesquisas sobre o ensino de Ciências e Matemática destacando os pontos de vista epistemológico, didático e histórico-cultural. Investiga-se a história do ensino de Ciências e da Matemática; os fundamentos do processo de construção dos saberes escolares discentes ou docentes no ensino e aprendizagem em Ciências e Matemática; o currículo, seus componentes curriculares e as formas de avaliação no ensino de Ciências e Matemática; a formação inicial e continuada de professores para o ensino de Ciências e Matemática e suas interrelações com a Educação Básica; os Processos de ensino e de aprendizagem, no âmbito do ensino formal e não-formal, nos diferentes níveis de ensino; Estudo e proposição de estratégias de ensino e aprendizagem em Ciências e Matemática; as relações entre ciência, tecnologia, sociedade e ambiente e suas implicações para o ensino de Ciências e Matemática.

Disciplinas

  • Epistemologia: Teorias do Conhecimento (3 créditos)
  • Abordagens de Pesquisa em Ensino (3 créditos)
  • Seminário de Pesquisa I (3 créditos)
  • Seminário de Pesquisa II (3 créditos)
  • Atividades Programadas (10 créditos)
  • Estágio Docência – (bolsista)

Linha de Pesquisa 1 – Ensino de Linguagens e seus Códigos

  • Tendências e Abordagens de Pesquisa em Linguagens (3 créditos)
  • Enfoques Teóricos e Práticas do Ensino de Linguagens (3 créditos)

Linha de pesquisa 2 – Fundamentos teórico metodológicos da Educação Escolar

  • Tendências Educacionais e Pensamento Pedagógico (3 créditos)
  • Formação de Professores e Saberes para Docência (3 créditos)

Linha de Pesquisa 3 – Ensino de Matemática, Ciências Naturais e suas tecnologias

  • Tendências e Abordagens de Pesquisa em Ciências e Matemática (3 créditos)
  • Fundamentos Epistemológicos e Teórico-Metodológicos para o Ensino de Ciências e Matemática (3 créditos)
  • 1-Ensino de Leitura e Produção de Texto (3créditos)
  • 1-Cultura Popular e Ensino de Linguagem (3créditos)
  • 1- Multimodalidade e Multiletramentos aplicados ao ensino (3créditos)
  • 1-Linguagem e Educação (3créditos)
  • 1-Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Aplicadas ao Ensino de Linguagem (3créditos)
  • 1-Identidades e Representações em Diferentes Linguagens (3créditos)
  • 2-Ensino, Sociedade e Diversidades (3créditos)
  • 2-Formação Didática e Trabalho docente (3créditos)
  • 2-Currículo, Planejamento e Avaliação dos Processos de Ensino e Aprendizagem (3créditos)
  • 2-32-Ensino a Distância (3créditos)
  • 2-Adaptações Curriculares – Saberes e Práticas Inclusivas (3créditos)
  • 2-Escola, Memória e Narrativas (3créditos)
  • 3-Cultura Escolar e Saberes Docentes (3créditos)
  • 3-Ensino em Ciências Naturais (3créditos)
  • 3-Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (3créditos)
  • 3-Educação Ambiental e Ensino (3créditos)
  • 3-Perspectivas Históricas do Ensino de Matemática no Brasil (3créditos)
  • 3-Educação Matemática: O Currículo da Educação Básica e os Processos de Ensino e Aprendizagem (3créditos)

Corpo Docente

UNIC

Profa. Dra. Ana Graciela Mendes Fernandes da Fonseca Voltolini

Linha de Pesquisa 1

   

Profa. Dra. Cilene Maria Lima Antunes Maciel

Linha de Pesquisa 2

   

Profa. Dra. Claudia Lucia Landgraf Pereira Valerio da Silva

Linha de Pesquisa 1

   

Profa. Dra. Edenar Souza Monteiro

Linha de Pesquisa 2

   

Prof. Dr. Rosemar Eurico Coenga

Linha de Pesquisa 1

   

Profa. Dra. Laura Isabel Marques Vasconcelos de Almeida

Linha de Pesquisa 3

   

Profa. Dra. Marta Maria Darsie

Linha de Pesquisa 3

   
Colaboradores

Prof. Dr. Bartolomeu José Ribeiro de Souza

Linha de Pesquisa 2

   

Profa. Dra. Bernadete Lema Mazzafera

Linha de Pesquisa 1

   

IFMT

Profa. Dra. Ana Cláudia Tasinaffo Alves

Linha de Pesquisa 3

   

Profa. Dra. Edione Teixeira de Carvalho

Linha de Pesquisa 2

   

Prof. Dr. Epaminondas de Matos Magalhães

Linha de Pesquisa 1

   

Prof. Dr. Geison Jader Mello

Linha de Pesquisa 3

   

Prof. Dr. Leandro Carbo

Linha de Pesquisa 3

   

Prof. Dr. Marcelo Franco Leão

Linha de Pesquisa 3

   

Prof. Dr. Marcos Aparecido Pereira

Linha de Pesquisa 1

   

Prof. Dr. Ronaldo Eustáquio Feitoza Senra

Linha de Pesquisa 3

   

Prof. Dr. Thiago Beirigo Lopes

Linha de Pesquisa 3

   

Colaboradores

Profa. Dra. Maria Auxiliadora de Almeida Arruda

Linha de Pesquisa 2

Colaboradora

   

Profa. Dra. Lívia Ribeiro Bertges

Linha de Pesquisa 1

Colaboradora

   

Prof. Dr. Sérgio Gomes da Silva

Linha de Pesquisa 2

Colaborador

   

Profa. Dra. Suammy Priscila Rodrigues Leite Cordeiro

Linha de Pesquisa 2

Colaboradora

   

Contatos

Profa. Dra. Ana Graciela Mendes Fernandes da Fonseca Voltolini

Coordenadora do Mestrado em Ensino – UNIC

Prof. Dr. Marcelo Franco Leão

Coordenador do Mestrado em Ensino – IFMT

Controle Acadêmico

 

Egressos

É com satisfação que lançamos este Portal, com objetivo de manter um vínculo contínuo com nossos ex-alunos, saber de seus sucessos e dificuldades, e acompanhar os profissionais que formamos, conhecendo sua efetividade social e profissional. Através deste contato poderemos aprimorar o relacionamento entre Universidade e Egresso.

O sucesso no mercado de trabalho e na vida pessoal dos nossos egressos é, também, o nosso sucesso! Estender nossas relações para além do tempo da formação profissional é essencial para o êxito e aprimoramento do nosso Programa e também dos nossos egressos. Entre os nossos objetivos, a inserção profissional e a atuação do egresso na sociedade são questões primordiais.

A Pós-graduação Stricto Sensu é uma realidade dinâmica, que nos impõe novos desafios para satisfazer as necessidades da sociedade em constante efervescência. Contamos com a sua participação para efetuarmos esta tarefa.

Muito Obrigado!

SECRETARIA ACADÊMICA (Mestrado e Doutorado)

DIVULGAÇÃO

Comitê de Ética em Pesquisa - CEP

Comissão de Ética no Uso de Animais – CEUA

© 2023 - Todos os direitos reservados