
09/02/2024
(Online)
15/02 a 21/02/2024
23/02/2024
06/03 a 08/03/2024 às 17h (horário de Brasília)
O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino em Associação Ampla entre a Universidade de Cuiabá-UNIC e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso- IFMT, tem por finalidade um trabalho interdisciplinar que agregue as diversas áreas do conhecimento, a fim de atender essa demanda específica e responder às expectativas dos candidatos das diversas áreas de formação (bacharelado, licenciatura, e tecnólogos) com interesse em investigar ensino nas suas respectivas áreas de conhecimento.
O Mestrado Acadêmico em Ensino tem foco nas Licenciaturas, Bacharelados e Tecnólogos com objetivo de capacitar docentes e pesquisadores numa perspectiva orientada para análise dos problemas educacionais e implantação de propostas que visem a qualidade do ensino, por meio da problematização e da análise de questões relacionadas à prática pedagógica, às tecnologias educacionais e aos saberes envolvidos no processo educativo.
A área desenvolverá estudos referentes às relações entre ensino, currículo e saberes docentes que são construídas a partir das experiências cotidianas que refletem na maneira como os professores ensinam e norteiam as práticas pedagógicas.
Esta Linha de Pesquisa visa abranger projetos que tratem das construções de saberes a partir da própria atuação dos sujeitos em práticas sociais, tendo como foco as mediações de linguagem, na produção de sentido e da vinculação social, na contemporaneidade. Formação de professores para as práticas didático-pedagógicas voltadas para o ensino das linguagens e seus códigos. Nesta perspectiva serão especialmente estudados os aspectos de transmissão, recepção e processos cognitivos que tangenciam o campo da linguagem, na reinvenção dos processos de construção dos rituais de vinculação social e autopoieses.
Tem o objetivo de desenvolver estudos na perspectiva teórico-metodológica com base nos pressupostos educacionais vinculados ao ensino e a aprendizagem, propondo ainda investigar os currículos e respectivas práticas. Os estudos desenvolvidos nesta linha compreendem também formas de elaboração e aplicação de propostas educativas envolvendo espaços formais e/ou não formais. A ênfase está no direcionamento de ações estratégicas para o aprimoramento da ação docente nos diferentes níveis e modalidades de ensino.
A linha de pesquisa caracteriza-se por estudos e pesquisas sobre o ensino de Ciências e Matemática destacando os pontos de vista epistemológico, didático e histórico-cultural. Investiga-se a história do ensino de Ciências e da Matemática; os fundamentos do processo de construção dos saberes escolares discentes ou docentes no ensino e aprendizagem em Ciências e Matemática; o currículo, seus componentes curriculares e as formas de avaliação no ensino de Ciências e Matemática; a formação inicial e continuada de professores para o ensino de Ciências e Matemática e suas interrelações com a Educação Básica; os Processos de ensino e de aprendizagem, no âmbito do ensino formal e não-formal, nos diferentes níveis de ensino; Estudo e proposição de estratégias de ensino e aprendizagem em Ciências e Matemática; as relações entre ciência, tecnologia, sociedade e ambiente e suas implicações para o ensino de Ciências e Matemática.
Coordenadora do Mestrado em Ensino – UNIC
E-Mail: [email protected]
Coordenador do Mestrado em Ensino – IFMT
Fone: (67) 3616-4100
E-Mail: [email protected]