Abordagens Metodológicas para o Ensino de Matemática nos Anos Iniciais

Profa. Dra. Laura Isabel Marques V. de Almeida e Profa. Dra. Marta Maria Darsie

Transforme sua prática docente com estratégias criativas e eficazes no ensino da Matemática. Nessa Disciplina, você verá sobre investigação em sala de aula, jogos e abordagens que despertam o interesse e o pensamento crítico dos alunos.

✅ Pré-inscrição até: 12/10/2025 

✅ Inscrição de 13 a 22/10/2025 

🗓 Docentes: Profa. Dra. Laura Isabel Marques V. de Almeida e Profa. Dra. Marta Maria Darsie

🗓 Cronograma: 01/11; 22/11; Das 08h00 às 17h30

⏱  Carga horária total: 15h 

📌Local: Presencial – Unic- Cuiabá

🤓 Pré-requisito: Portador de Diploma 

🎯 Público-alvo: Pedagogos/Professores dos Anos Iniciais

💳 Investimento: R$ 200,00 

 


Módulos:

Módulo 1. Grandezas e Medidas nos Anos Iniciais:  conceito de grandezas e medidas; unidades de medida padronizadas e não padronizadas; estimar, medir, comparar e transformar utilizando (metro, centímetro, milímetro, massa e volume)

Módulo 2. Frações e Operações com frações nos Anos Iniciais: Conceito de frações e construção de significados; Representação (visual, pictórica, numérica e na reta); Equivalência; Comparação; Relação com porcentagens simples (as mais usuais); Relação com a divisão exata

Módulo 3. Geometria nos Anos Iniciais: conceito de Geometria e sua importância nos Anos Iniciais; localização e deslocamento no espaço (noções espaciais); reconhecimento e classificação de figuras planas e figuras espaciais; propriedades geométricas: lados, vértices, ângulos e simetrias; representação e planificação de sólidos; geometria e o cotidiano: mapas, croquis, dobraduras e malhas quadriculadas


Currículo da Docente:

Profa. Dra. Laura Isabel Marques V. de Almeida

Com vasta experiência nos Anos Iniciais e Gestão Escolar da rede municipal de ensino de Cuiabá, a Professora Laura Almeida é graduada em Pedagogia pela Universidade de Cuiabá (1994), com Mestrado em Educação pela UFMT (linha de pesquisa em Educação em Ciências, 2006), Doutorado em Educação pela PUCPR (linha de História e Políticas da Educação, 2010) e Pós-doutorado pela UNOPAR. Atua como docente permanente no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu – Mestrado em Ensino (UNIC); e no Programa de Doutorado em Educação em Ciência e Matemática (PPGECEM/REAMEC-UFMT). É membro do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) da UNIC e integra o Grupo de Pesquisa GHEMAT (História da Educação Matemática) desde 2007.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7897222621814126

Profa. Dra. Marta Maria Darsie

Profa. Marta possui graduação em Pedagogia, Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (1992) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo – USP (1998). Possui vasta experiência como Docente Pesquisadora do Programa de Pós Graduação Doutorado em Educação em Ciências e Matemática- PPGECEM- REAMEC (desde 2010), do Programa da Universidade de Cuiabá UNIC/IFMT e   Docente Pesquisadora do Programa de Pós Graduação Mestrado Profissional em Ciências da Natureza e Matemática UFMT/SINOP. Líder do grupo de estudos e pesquisas em Educação Matemática GRUEPEM. Desenvolve pesquisas na área de Ensino com ênfase em Ensino de Ciências e Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Matemática, Formação de Professores, Avaliação da Aprendizagem, Metacognição e Matemática, Dificuldades de aprendizagem Matemática-DAM, Educação de Jovens e Adultos.

Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/8469435827236724