O conceito de letramento, tanto digital quanto convencional, parte do mesmo princípio: a aquisição e uso social da linguagem. É importante explorar como as tecnologias das mídias digitais podem responder às questões: quais são os fundamentos do letramento/alfabetização digital e do letramento/alfabetização escolar?
Anteriormente, alfabetizar era apenas conhecer o sistema de escrita e ser capaz de ler essa escrita. Se alguém conseguisse escrever o próprio nome, era considerado alfabetizado. No entanto, para ser alfabetizado, é necessário também ser letrado, ou seja, ter a capacidade de usar a leitura e escrita de forma socialmente eficaz. Neste contexto, alfabetização e letramento (digital e convencional) são diferentes, mas acontecem ao mesmo tempo.
Destaca-se que a alfabetização digital envolve dominar habilidades digitais, que permitam explorar novas tecnologias para analisar e avaliar criticamente dados, resolver problemas e colaborar em conjunto. Os textos modernos misturam linguagens, combinam imagens com palavras e trazem novas formas de ler e escrever. É neste contexto dinâmico que surge o multiletramento, ou seja, o uso de tecnologia na alfabetização.
Na sociedade contemporânea, as tecnologias são, em muitos casos, imprescindíveis. Celulares e computadores fazem parte do cotidiano de grande parte da população. É surpreendente encontrar alguém que nunca utilizou um computador, celular, rede social ou um pagamento online. Portanto, a escola precisa incluir as tecnologias no ensino e equilibrar o uso de dispositivos eletrônicos na Educação.
Quem nunca se deparou com uma criança que mal sabe falar, que ainda não vai à escola, mas consegue pedir informações ao Google sobre o desenho que quer assistir, ou usa o celular dos pais para acessar o YouTube e encontrar seus vídeos favoritos sem ajuda? Isso mostra que ela já está se familiarizando com a leitura e a escrita, mesmo sem estar alfabetizada. Essa habilidade é importante e precisa ser adicionada à escolarização desde a alfabetização, pois isso é um tipo específico de letramento, e pode facilitar no processo de aprendizagem de leitura e escrita.
Enfim, ressalta-se a necessidade de reorganizar as estratégias de alfabetização, utilizando o letramento digital que a maioria das crianças já trazem consigo, para auxiliar o processo de alfabetização.
Saiba mais sobre o assunto no artigo publicado em periódico científico de autoria de aluna e professoras do Programa de Ensino no link: https://ojs.revistacontribuciones.com/ojs/index.php/clcs/article/view/3832
Saiba mais sobre o Programa em Ensino da Universidade de Cuiabá – Unic: https://pgsscogna.com.br/ensino/ ou fale com a coordenação: Ana Graciela Fonseca Voltolini pelo e-mail: ana.voltolini@cogna.com.br