Doutorandos em Metodologias para o Ensino de Linguagens e suas Tecnologias da Anhanguera Unopar foram aprovados no doutoramento intercalar no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa

Doutorandos Anhanguera Unopar foram aprovados no doutoramento intercalar no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, em Portugal, por meio do edital CAPES PDSE 030/2023

Em janeiro de 2024, os doutorandos Gislaine Bueno de Almeida e Douglas Bressan, vinculados ao Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Metodologias para o Ensino de Linguagens e suas Tecnologias da Universidade Pitágoras Unopar Anhanguera, obtiveram aprovação para realizar o doutoramento intercalar no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, em Portugal, por meio do edital CAPES PDSE 030/2023. Esse programa, também conhecido como bolsa de estágio de doutorado sanduíche, possibilita uma valiosa experiência internacional para os pesquisadores, enriquecendo suas investigações e contribuindo para o avanço científico brasileiro em suas respectivas áreas de estudo.

A pesquisa da doutoranda Gislaine tem como objetivo principal compreender o modelo português de formação de professores no que tange às competências digitais docentes. Essa compreensão visa fornecer subsídios para seu trabalho no Brasil, onde desenvolve um estudo intitulado provisoriamente como “A Caracterização da Competência Digital para a Formação de Professores na Modalidade Híbrida”. O foco desse projeto recai sobre a formação continuada dos professores supervisores envolvidos no Pibid Unopar 2022-2024, sendo um desdobramento de sua dissertação de mestrado realizada na mesma instituição, sob a orientação do Professor Dr. Diego Fogaça Carvalho, o qual juntos possuem diversas produções publicadas referente a formação continuada de professores participantes dos programas institucionais Residência Pedagógica e PIBID.


Já a pesquisa de Douglas, também focalizada na formação de professores, concentra-se na análise das legislações educacionais em vigor em Portugal, especialmente no que se refere ao uso de tecnologias na educação. Seu objetivo é compreender os parâmetros estabelecidos para a avaliação das competências digitais dos docentes, sob a perspectiva dos próprios professores. Essa análise servirá como referência para a criação de parâmetros similares no contexto brasileiro. No Brasil, seu projeto, intitulado provisoriamente como “Legislações e normativas para o uso de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação na Educação: perspectivas docentes à luz dos parâmetros para avaliação de competências digitais”, também enfoca a formação continuada dos professores. Salienta-se que o doutorando em questão também concluiu seu mestrado na mesma instituição e está sob a orientação da Professora Dra. e coordenadora do programa Samira Fayez Kfouri da Silva.

Ambos os projetos dos doutorandos se alinham com a linha de pesquisa “Forças de Mudança em Educação” do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, que se dedica ao estudo da evolução dos sistemas educacionais, com ênfase nos processos de participação e responsabilização na governança desses sistemas. Nesse contexto, a presença dos doutorandos brasileiros é enriquecedora, trazendo uma perspectiva internacional para as discussões e contribuindo para o intercâmbio acadêmico.

Os doutorandos terão como orientador, em Portugal, bem como coorientador das teses no Brasil, o Professor Dr. Cassio Cabral Santos, que possui doutoramento Europeu em Educação na especialidade Tecnologias de Informação e Comunicação – TIC na Educação e é mestre em Educação e Tecnologias Digitais, ambos no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, além de ser pós-doutorando em Competências Digitais na Universidade de Sevilha. O pesquisador é professor no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, tendo atuado também na mesma instituição como tutor, assistente de ensino e pesquisa, professor convidado e assistente de coordenação do mestrado em Educação e Tecnologias Digitais (ensino à distância). Sua expertise abrange tanto o contexto brasileiro quanto o europeu, o que o torna um orientador qualificado para os projetos em andamentos dos doutorandos.
A parceria visa contribuir para o alicerce brasileiro frente a implantação e/ou discussões sobre as competências digitais centradas na formação de professores.

Fale com a Coordenação: Profa. Dra, Samira Fayes Kfouri da Silva pelo e-mail samira.kfouri@cogna.com.br

Saiba mais sobre os programas de Mestrado e Doutorado em Metodologias para o Ensino de Linguagens e suas Tecnologias: https://pgsscogna.com.br/metodologias-para-o-ensino-de-linguagens-e-suas-tecnologias/

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