Na última semana, o Coordenador do Mestrado Ciências Ambientais Osvaldo Borges Pinto Júnior, participou do III Encontro Acadêmico – Impacto das Ciências Ambientais na Agenda 2030, na UFMS, Campus Campo Grande, representando a Unic.
O III Encontro Acadêmico discute o impacto social dos programas de ciências ambientais e fortalece redes de pesquisas, o encontro contou com a presença de representantes da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (CONFAP), da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul (FUNDECT), além de reitores e pró-reitores de pesquisa, pós-graduação e extensão da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS).
Coordenado pelo professor Dr. Carlos A C Sampaio e sua equipe, teve a participação de cerca de 600 pessoas, sendo 220 presencialmente e 400 na modalidade virtual como ouvintes.
Durante o evento, foi lançado o livro “Impacto das Ciências Ambientais na Agenda 2030 da ONU – Volume II”, que reúne a experiência dos 14 Clusters Temáticos e dos 139 programas da área de Ciências Ambientais que participaram da iniciativa.
A área de Ciências Ambientais, a mais nova das 49 áreas da CAPES, conta atualmente com 140 Programas de Pós-Graduação distribuídos por todo o Brasil. Esses programas, sendo interiorizados em diversas regiões geográficas do país, são um laboratório para experimentação de metodologias de avaliação e estímulo de impacto em diferentes dimensões, de acordo com os propósitos dos Encontros Acadêmicos “Impacto das Ciências Ambientais na Agenda 2030” em suas três edições.
Além dos coordenadores e docentes, os estudantes também estiveram envolvidos nas atividades do encontro, que proporcionou um ambiente propício para a troca de experiências e construção de redes de articulação. O evento também beneficia pesquisadores, professores, estudantes e profissionais de outros programas de pós-graduação, gestores públicos e empresariais, membros da sociedade civil e todos aqueles interessados na temática de sustentabilidade e suas conexões com a Agenda 2030.