Pós-Graduação
Stricto Sensu

Mestrado e Doutorado em

Metodologias para o Ensino de Linguagens e suas Tecnologias

PROCESSO SELETIVO
2025/1

Inscrições

De 16/12/2024 a 16/02/2025

Deferimento

Até 20/02/2025

Seleção

De 24/02/2025 a 28/02/2025

Resultado

Até 07/03/2025

Matrícula

De 10/03/2025 a 14/03/2025

Para mais informações: Coordenadora Profa. Dra.  Samira Fayes Kfouri da Silva (samira.kfouri@cogna.com.br)

Processos Seletivos Anteriores

Apresentação

O Programa de Pós-Graduação em Metodologias para o Ensino de Linguagens e suas Tecnologias da UNOPAR, teve o Mestrado aprovado na 144ª Reunião do Conselho Técnico-Científico da Educação Superior – CTC-ES/CAPES e o Doutorado em Metodologias para o Ensino de Linguagens e suas Tecnologias foi aprovado na 182ª Reunião do CTC-ES/CAPES. O Programa é constituído por atividades integradas de ensino, pesquisa e extensão, que têm por finalidade a capacitação de professores e profissionais do Ensino. Tem como foco o desenvolvimento de pesquisa para responder as demandas por diferentes formas de aprender, fundamentada na compreensão e construção de metodologias inovadoras de ensino.

Objetivos do Programa

Capacitar, numa perspectiva interdisciplinar, docentes pesquisadores e profissionais da área de ensino/educação para elaborar ações, estratégias, programas e políticas na área de ensino para nível básico e superior;

Promover atividades de pesquisa vinculada a rede de ensino básico através de atividades de extensão universitária;

Desenvolver núcleos de pesquisa sobre temas relacionados ao ensino, articulando e ampliando a produção científica, tecnológica e cultural comprometendo-se com sua ampla socialização;

Articular ações com o ensino de graduação e a especialização lato sensu com vistas a produção de conhecimento na área do ensino;

Contribuir para a elevação da qualidade geral da formação universitária nas licenciaturas, e extrauniversitária.

Público-Alvo

Podem candidatar-se ao programa portadores de diploma universitário nas licenciaturas e bacharelados com formação e/ou atuação na área de ensino/educação.

Áreas de Concentração

Disciplinas

  • A construção da Escola no Brasil e as Políticas para o ensino / 45 Horas – 3 Créditos
  • Ensino, tecnologia e linguagens: aspectos teóricos e metodológicos / 45 Horas – 3 Créditos
  • Estágio em Docência / 45 Horas – 3 Créditos
  • Abordagens de Pesquisa em Ensino / 45 Horas – 3 Créditos
  • Seminários de pesquisa / 45 Horas – 3 Créditos
  • A Análise de Conteúdo como estratégia metodológica para implementação dos conceitos de Ensino Híbrido/ 30 horas 2 créditos.
  • A elaboração de produções científicas: uma experiência mediada por tecnologias digitais /30 horas 2 créditos
  • Ambientes Virtuais de Ensino e Aprendizagem/30 horas 2 créditos
  • Ludicidade e tecnologias em situações de ensino e aprendizagem/ 30 horas 2 créditos
  • Programas institucionais de formação docente /30 horas 2 créditos
  • Projetos de Aprendizagem com Tecnologias Digitais: Fundamentos e Implicações /30 horas 2 créditos
  • Curadoria Digital no Processo de Ensino /30 horas 2 créditos
  • Tópicos Especiais /30 horas 2 créditos
  • Teorias de Aprendizagem / 30 horas 2 créditos
  • Teorias do Conhecimento /30 horas 2 créditos
  • Formação de Professores e desenvolvimento profissional /30 horas 2 créditos
  • Formação docente e práticas pedagógicas /30 horas 2 créditos
  • Desenvolvimento Curricular /30 horas 2 créditos
  • Avaliação Educacional: funções, instrumentos e planejamento Avaliação Educacional: funções, instrumentos e planejamento /30 horas 2 créditos
  • Processos pedagógicos mediados por tecnologia de informação e comunicação /30 horas 2 créditos
  • Estratégias para Ensino EAD e Ensino Híbrido /30 horas 2 créditos
  • Tendências em Educação Matemática /30 horas 2 créditos
  • Educação Inclusiva e suas tecnologias /30 horas 2 créditos
  • Tendências em Ensino de Ciências /30 horas 2 créditos
  • Práticas de Referência no Ensino de Ciências da Natureza /30 horas 2 créditos
  • Epistemologia e Didática de Conteúdos Matemáticos da Educação Básica /30 horas 2 créditos
  • Ensino de Leitura e Produção de Texto /30 horas 2 créditos
  • Interfaces da Matemática com outras áreas do conhecimento /30 horas 2 créditos
  • Letramentos e a transição para o Ensino Superior /30 horas 2 créditos
  • Ensino, sociedade e diversidades /30 horas 2 créditos
  • Educação Ambiental e Ensino /30 horas 2 créditos
  • História da Educação Matemática no Brasil /30 horas 2 créditos
  • Atividades Programadas
  •  
  • A construção da Escola no Brasil e as Políticas para o ensino / 45 Horas – 3 Créditos
  • Ensino, tecnologia e linguagens: aspectos teóricos e metodológicos / 45 Horas – 3 Créditos
  • Estágio em Docência / 45 Horas – 3 Créditos
  • Estratégias para elaboração de Projetos de Pesquisa Avançados / 45 Horas – 3 Créditos
  • Seminários de pesquisa / 45 Horas – 3 Créditos
  • A Análise de Conteúdo como estratégia metodológica para implementação dos conceitos de Ensino Híbrido/ 30 horas 2 créditos.
  • A elaboração de produções científicas: uma experiência mediada por tecnologias digitais /30 horas 2 créditos
  • Ambientes Virtuais de Ensino e Aprendizagem/30 horas 2 créditos
  • Ludicidade e tecnologias em situações de ensino e aprendizagem/ 30 horas 2 créditos
  • Programas institucionais de formação docente /30 horas 2 créditos
  • Projetos de Aprendizagem com Tecnologias Digitais: Fundamentos e Implicações /30 horas 2 créditos
  • Curadoria Digital no Processo de Ensino /30 horas 2 créditos
  • Tópicos Especiais /30 horas 2 créditos
  • Teorias de Aprendizagem / 30 horas 2 créditos
  • Teorias do Conhecimento /30 horas 2 créditos
  • Formação de Professores e desenvolvimento profissional /30 horas 2 créditos
  • Formação docente e práticas pedagógicas /30 horas 2 créditos
  • Desenvolvimento Curricular /30 horas 2 créditos
  • Avaliação Educacional: funções, instrumentos e planejamento Avaliação Educacional: funções, instrumentos e planejamento /30 horas 2 créditos
  • Processos pedagógicos mediados por tecnologia de informação e comunicação /30 horas 2 créditos
  • Estratégias para Ensino EAD e Ensino Híbrido /30 horas 2 créditos
  • Tendências em Educação Matemática /30 horas 2 créditos
  • Educação Inclusiva e suas tecnologias /30 horas 2 créditos
  • Tendências em Ensino de Ciências /30 horas 2 créditos
  • Práticas de Referência no Ensino de Ciências da Natureza /30 horas 2 créditos
  • Epistemologia e Didática de Conteúdos Matemáticos da Educação Básica /30 horas 2 créditos
  • Ensino de Leitura e Produção de Texto /30 horas 2 créditos
  • Interfaces da Matemática com outras áreas do conhecimento /30 horas 2 créditos
  • Letramentos e a transição para o Ensino Superior /30 horas 2 créditos
  • Ensino, sociedade e diversidades /30 horas 2 créditos
  • Educação Ambiental e Ensino /30 horas 2 créditos
  • História da Educação Matemática no Brasil /30 horas 2 créditos
  • Atividades Programadas

Corpo Docente

Linha de Pesquisa 1

Profa. Dra. Edenar de Souza Monteiro

Lattes   E-mail

Profa. Dra. Helenara Regina Sampaio

Lattes   E-mail

Prof. Dr. Lucas Toledo de Andrade

Lattes   E-mail

Prof. Dr. Ruy Pietropaolo

Lattes   E-mail

Profa. Dra. Samira Fayez Kfouri

Lattes   E-mail

Profa. Dra. Clarice Vaz Peres Alves

Lattes   E-mail

Profa. Dra. Odete Sidericoudes

Lattes  

Profa. Dra. Hallynnee Hellenn Peres Rosseto

Lattes   E-mail

Profa. Dra. Angelica da Fontoura Garcia Silva

Lattes  

Linha de Pesquisa 2

Prof. Dr. Anderson Teixeira Rolim

Lattes   E-mail

Profa. Dra. Maria Elisabette Brisola Brito Prado

Lattes   E-mail

Profa. Dra. Bernadete Lema Mazzafera

Lattes   E-mail

Prof. Dr. Diego Fogaça Carvalho

Lattes   E-mail

Profa. Dra. Dayse de Souza Lourenço

Lattes   E-mail

Prof. Dr. Jose Armando Valente

Lattes   E-mail

Profa. Dra. Fátima Aparecida da Silva Dias

Lattes   E-mail

Profa. Dra. Ana Mauricéia Castelllani

Lattes   E-mail

Profa. Dra. Katia Alexandra de Godoi e Silva

Lattes   E-mail

Contatos

Profa. Dra. Samira Fayez Kfouri

Coordenadora do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Metodologias para Ensino de Linguagens e suas Tecnologias

Secretaria Acadêmica

Egressos

É com satisfação que lançamos este Portal, com objetivo de manter um vínculo contínuo com nossos ex-alunos, saber de seus sucessos e dificuldades, e acompanhar os profissionais que formamos, conhecendo sua efetividade social e profissional. Através deste contato poderemos aprimorar o relacionamento entre Universidade e Egresso.

O sucesso no mercado de trabalho e na vida pessoal dos nossos egressos é, também, o nosso sucesso! Estender nossas relações para além do tempo da formação profissional é essencial para o êxito e aprimoramento do nosso Programa e também dos nossos egressos. Entre os nossos objetivos, a inserção profissional e a atuação do egresso na sociedade são questões primordiais.

A Pós-graduação Stricto Sensu é uma realidade dinâmica, que nos impõe novos desafios para satisfazer as necessidades da sociedade em constante efervescência. Contamos com a sua participação para efetuarmos esta tarefa.

Muito Obrigado!

SECRETARIA ACADÊMICA (Mestrado e Doutorado)

DIVULGAÇÃO

Comitê de Ética em Pesquisa - CEP

Comissão de Ética no Uso de Animais – CEUA

© 2023 - Todos os direitos reservados