Pesquisa

Tráfico Ilegal de Animais Silvestres em Mato Grosso do Sul: Riscos à Biodiversidade

O tráfico ilegal de animais silvestres é uma das maiores ameaças à biodiversidade mundial e representa o terceiro maior comércio ilícito global. O Brasil, apresenta os hotspots (área natural com grande biodiversidade e em risco de extinção) por sua vasta riqueza natural e biodiversidade, tornando-se um dos principais alvos desse comércio ilegal. O Estado do Mato Grosso do Sul, em particular, é uma área de grande preocupação devido à sua localização estratégica na fronteira com o Paraguai e a Bolívia, regiões nas quais o narcotráfico atua fortemente, além de abrigar três importantes biomas: Cerrado, Pantanal e Mata Atlântica.

Diante desta questão, pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional da Universidade Anhanguera Uniderp, analisaram as apreensões de animais silvestres no Estado entre os anos de 2017 e 2021, utilizando registros da Polícia Militar, IBAMA e Polícia Rodoviária Federal.

O banco de dados gerado revela que as aves que foram mais traficadas são das famílias Psittacidae com 1.001 indivíduos apreendidos e distribuídos em 11 espécies diferentes, e Thraupidae com 143 e divididos em seis espécies; seguidas por répteis das famílias Alligatoridae e Testudinidae, com 45 e 25 animais apreendidos, respectivamente. Quanto aos mamíferos, a família com maior número de apreensões foi a Tayassuidae com 33 espécimes, seguida por Cebidae com oito animais. Em relação aos biomas, o Cerrado apresentou o maior número de ocorrências registradas.

A pesquisa expõe, ainda, a redução no número de apreensões durante a pandemia da COVID-19, possivelmente devido às restrições impostas, que dificultaram tanto a ação criminosa quanto às operações de fiscalização.

O estudo visou contribuir com a conservação de espécies ameaçadas e a preservação dos biomas, oferecendo um panorama mais detalhado e preciso do tráfico ilegal de animais na região, reforçando a importância de políticas mais específicas para a proteção da fauna brasileira.

Para saber mais, acesse a pesquisa na íntegra em nosso repositório institucional: https://repositorio.pgsscogna.com.br/bitstream/123456789/53564/1/Dissertacao%20Final%20Jose%20Rodolfo%20Wendt-Oliveira%20%2004mai2023.pdf

Saiba mais sobre o Programa: https://pgsscogna.com.br/meio-ambiente-e-desenvolvimento-regional/ ou fale com a coordenação: Higo José Dalmagro pelo e-mail higo.dalmagro@cogna.com.br

Facebook
LinkedIn

CONTROLE ACADÊMICO (Mestrado e Doutorado)

DIVULGAÇÃO

Colegiado e Ética em Pesquisa – COEPE

© 2023 - Todos os direitos reservados