O avanço das mudanças climáticas e o aumento das emissões de gases de efeito estufa (GEE) têm levado pesquisadores a buscar soluções inovadoras para mitigar o aquecimento global. Entre as alternativas, os sistemas de integração lavoura-pecuária-floresta (ILPF) se destacam por combinarem diferentes componentes produtivos em uma mesma área, contribuindo para a retenção de carbono na biomassa e no solo, além de promoverem maior sustentabilidade na agricultura.
Nesse contexto, pesquisa desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Agronegócio Sustentável da Universidade UNIDERP, de Campo Grande/MS, pelo mestrando Rogério Shinohara, sob orientação do Professor Dr. José Antônio Maior Bono, utilizou dados multiespectrais coletados por veículo aéreo não tripulado (VANT – Drones) para analisar sistemas produtivos no Cerrado. O estudo foi realizado na Embrapa Gado de Corte, em Campo Grande/MS, abrangendo áreas integradas e não integradas de produção agropecuária e florestal.
O estudo objetivou correlacionar índices de vegetação obtidos por sensoriamento remoto, especificamente o Índice de Vegetação por Diferença Normalizada (NDVI), com atributos do solo medidos em campo. Entre os artigos que compõem a dissertação, destaca-se o “Índice de Vegetação com Uso de Imagens NDVI em Diferentes Sistemas de Uso e Manejo do Solo”, que avaliou o potencial do NDVI como ferramenta complementar de gestão, aplicado às Unidades de Manejo da Embrapa Gado de Corte.
As imagens utilizadas na pesquisa foram capturadas por VANT – drone, equipado com sensor solar espectral, garantindo precisão na coleta de dados; processadas no QGIS para obtenção dos índices NDVI, utilizando bandas do infravermelho próximo (NIR) e do vermelho (R). Os valores foram reclassificados em cinco categorias: solo exposto, palhada, e vegetação de baixa, média e alta qualidade.
Os resultados indicaram que o NDVI é uma ferramenta eficaz para o monitoramento de diferentes sistemas de uso e manejo do solo. A presença de árvores, como o eucalipto, nos sistemas integrados, influenciou os valores obtidos, reforçando a importância de considerar variáveis adicionais na interpretação dos índices em sistemas agroflorestais.
Para saber mais sobre a pesquisa, acesse o Repositório Institucional e confira na íntegra: https://repositorio.pgsscogna.com.br/handle/123456789/68381
Para saber mais sobre o Programa, acesse: https://pgsscogna.com.br/agronegocio-sustentavel/ ou fale com a coordenação via e-mail denise.pedrinho@cogna.com