Eventos

Rota Bioceânica: Integração entre Governos, Universidades e Setor Privado 

Entre os dias 17 e 20 de fevereiro de 2025, Campo Grande/MS foi palco do Seminário Internacional da Rota Bioceânica e do 6º Foro de los Gobiernos Subnacionales del Corredor Bioceânico, reunindo especialistas, autoridades e representantes de diversos setores para debater o futuro do Corredor Rodoviário Bioceânico.  

O Corredor Rodoviário Bioceânico é a rota que liga o Centro-Oeste do Brasil aos portos chilenos de Antofagasta e Iquique, no Pacífico. Esse trajeto passa pelo Brasil, Paraguai, Argentina e Chile com o objetivo de transformar a logística regional e global, trazendo uma série de benefícios econômicos e operacionais para os países envolvidos, facilitando o acesso aos mercados asiáticos e diminuindo as distâncias entre o setor nacional de produção e os mercados consumidores externos, por exemplo.  

O Seminário e Foro tiveram como foco a promoção da integração regional entre os quatro países (Brasil, Paraguai, Argentina e Chile), explorando oportunidades de crescimento sustentável, melhoria da infraestrutura e fortalecimento das economias locais. A Rota Bioceânica, que conecta os países, foi apontada como eixo estratégico para impulsionar a cooperação internacional e a conectividade entre Governos, Universidades e Setores Privados. 

Durante o Evento, foram instituídas Comissões Técnicas Participantes de diversas áreas. A Comissão “Academia e Educação”, contou com a participação do Reitor da Universidade Anhanguera Uniderp, Prof. Dr. Cristiano Miranda Cupertino, e da Pró-Reitora de Pesquisa, Profa. Dra. Denise Renata Pedrinho. Docentes dos Programas de Pós-Graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional e Agronegócio Sustentável também tiveram efetiva atuação no Evento, destacando o papel estratégico da academia no desenvolvimento sustentável da região, além de apresentarem resultados e propostas de pesquisas desenvolvidas na Uniderp e acentuando como a produção acadêmica pode contribuir com governos, empresas e organizações sociais. Entre os trabalhos apresentados, enfatiza-se um dos artigos da tese do doutorando Davi Guimarães Soares, que aborda a descarbonização do transporte de soja no Estado de Mato Grosso do Sul. Além disso, foram propostos novos projetos de pesquisa, como a Rede de Inovação de Fitocosméticos na Rota Bioceânica em MS: uso sustentável da biodiversidade e cadeias produtivas, que visa explorar o potencial da biodiversidade local de forma sustentável e inovadora. 

Figura 1 – Rota Bioceânica liga o Oceano Atlântico ao Oceano Pacífico e representa um novo caminho e uma nova estratégia no cenário geopolítico e econômico, aproximando o ocidente do oriente e integrando os povos e a cultura da América Latina

Figura 2 – Abertura do evento  

Professores: Dra. Silvia Cristina Heredia Vieira, Dr. José Francisco dos Reis Neto, Dra. Bianca Obes Corrêa, Dra. Rosemary Matias, Dr. José Antônio Maior Bono, Dra. Emilia Alibio Oppliger e Dr. Marcos Barbosa Ferreira. 

A participação da Universidade Anhanguera-Uniderp reforça o compromisso da Instituição com a inovação e a integração internacional, posicionando-a como uma das protagonistas na construção de soluções para os desafios socioeconômicos e ambientais da região. 

Saiba mais sobre os Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu:

Agronegócio Sustentável: https://pgsscogna.com.br/agronegocio-sustentavel/

Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional: https://pgsscogna.com.br/meio-ambiente-e-desenvolvimento-regional/

Facebook
LinkedIn

SECRETARIA ACADÊMICA (Mestrado e Doutorado)

DIVULGAÇÃO

Colegiado e Ética em Pesquisa – COEPE

© 2023 - Todos os direitos reservados