A asma é a doença crônica mais comum na infância. Ela afeta o sistema respiratório, causando um distúrbio pulmonar inflamatório, a partir de certos estímulos que desencadeiam o estreitamento temporário das vias respiratórias resultando em dificuldades na respiração. É mais comum observar casos de asma nos primeiros cinco anos de vida, embora possa se desenvolver em qualquer idade (Bhatia, 2024).
A prática de atividade física é recomendada para crianças diagnosticadas com asma, sendo que a literatura científica tem dado destaque na melhora da capacidade funcional e na qualidade de vida. Entretanto, os efeitos da reabilitação pulmonar nesta população, especialmente na melhora do nível de atividade física na vida diária (AFVD) e nas atividades de vida diária (AVDs) ainda não foram investigados em profundidade.
Neste sentido, o projeto de pesquisa “Efeitos da reabilitação pulmonar nas atividades de vida diária, atividades físicas de vida diária e outros desfechos clínicos de crianças e adolescentes com asma: um ensaio clínico aleatorizado”, realizado pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação, da Universidade Anhanguera Unopar, sob a orientação da Profª Drª Karina Couto Furlanetto está em desenvolvimento. O projeto tem como objetivo verificar os efeitos da reabilitação pulmonar nas AFVDs, AVDs e outros desfechos clínicos de crianças e adolescentes com asma.

O estudo visa realizar um ensaio clínico aleatorizado composto por crianças e adolescentes com asma leve, moderada e grave em tratamento medicamentoso para doença; com idade entre 6 e 12 anos; com diagnóstico médico de asma; e ausência de outras doenças respiratórias. As avaliações serão realizadas no Centro de Pesquisa e na Universidade Anhanguera Unopar no Jardim Piza, Londrina, PR.
O experimento é separado em dois grupos: o grupo controle (GC), que recebe apenas sessões educativas; e o grupo intervenção (GI) com a participação em um Programa de Reabilitação Pulmonar com treinamento físico aeróbio supervisionado, três vezes por semana com sessões de 60 minutos cada. A duração total das intervenções em ambos os grupos são 12 semanas.
Caso seu filho, sobrinho ou outra criança que você conheça tenha idade entre 6 e 12 anos com diagnóstico de asma, e queira participar do projeto de pesquisa na Universidade Anhanguera Unopar, entre em contato com os links de WhatsApp abaixo, e agende uma avaliação completa para receber acompanhamento fisioterapêutico gratuitamente.
Contato Vitória: https://wa.me/5543999174947
Contato Thaila: https://wa.me/5544998827081
Contato Jéssica: https://wa.me/5543991025959
Referência:
BHATIA, Rajeev. Asma em crianças. Manual MSD: Versão saúde para a família. 2024. Disponível em: https://www.msdmanuals.com/pt/casa/problemas-de-sa%C3%BAde-infantil/dist%C3%BArbios-respirat%C3%B3rios-em-beb%C3%AAs-e-crian%C3%A7as/asma-em-crian%C3%A7as.
Saiba mais sobre o Programa em Ciências da Reabilitação: https://pgsscogna.com.br/ciencias-da-reabilitacao/ ou fale com a coordenação via e-mail: ppgcrunopar@cogna.com.br