Projeto de Doutorado em Mato Grosso do Sul em parceria com a AGRAER impulsiona a difusão da batata-doce na Agricultura Familiar

Projeto de Doutorado da Anhanguera Uniderp em parceria com a Agraer, impulsiona a difusão da batata-doce na agricultura familiar e desenvolvimento sustentável no MS

Um projeto de doutorado inovador está em andamento em Mato Grosso do Sul, com o propósito de impulsionar a produção da batata-doce na agricultura familiar. Com parceria com o Centro de Pesquisa e Capacitação da AGRAER (CEPAER) em Campo Grande, coordenado pelo Prof. Dr. Eduardo Barreto, e com as Profas. Dras. Rosemary Matias e a Silvia Cristina Heredia Vieira na orientação do Doutorando Fabio Romeiro Salviano, do Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional (PPG-MDR / Universidade Anhanguera-Uniderp).

O projeto visa analisar o potencial nutracêutico e os compostos bioativos de batata-doce biofortificadas de quatro cultivares: composição nutricional, atividade antioxidante, teores de polifenóis e carotenoides das batatas in natura e das farinhas. Estas avaliações estão sendo realizadas no Laboratório de Produtos Naturais do PPG-MDR.

O local do experimento, está sendo desenvolvido no campo experimental do CEPAER – AGRAER, conduzido pelo pesquisador Prof. Dr. Eduardo Barreto Aguiar (Programa de Pós-Graduação em Agronegócios Sustentáveis, Mestrado Profissional – PPG-ASMP), representa uma plataforma prática para aplicação e validação dos resultados em condições reais de produção.

Os pesquisadores têm como objetivo fornecer conhecimentos valiosos sobre como a batata-doce pode contribuir para o desenvolvimento sustentável da agricultura familiar na região. Através da análise da nutrição e dos compostos bioativos, o estudo procura evidenciar os benefícios dessa cultura na promoção da segurança alimentar, saúde e sustentabilidade ambiental.

O experimento está alinhado com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), uma iniciativa global das Nações Unidas para combater a pobreza, proteger o meio ambiente e garantir prosperidade para todos até 2030. O projeto busca colaborar, assim, com os esforços brasileiros para atingir a Agenda 2030.

A Profa. Dra. Rosemary Matias, uma das orientadoras do projeto, destaca a importância do estudo: “Ao integrarmos a pesquisa científica com as necessidades reais da agricultura familiar, estamos construindo um caminho para o desenvolvimento sustentável em Mato Grosso do Sul. A batata-doce pode desempenhar uma função decisiva nesse processo”.

De acordo com Fabio Romeiro Salviano, doutorando De acordo com Fabio Romeiro Salviano, doutorando responsável pelo projeto, “A batata-doce é uma cultura versátil e rica em nutrientes. Ao compreendermos melhor suas potencialidades nutricionais e sua integração à agricultura familiar, esperamos contribuir significativamente para a promoção de práticas agrícolas mais sustentáveis”.

O Projeto de Doutorado destaca a relevância de investir em pesquisas que conectam a área acadêmica com as demandas práticas da sociedade, promovendo a inovação e o avanço sustentável na agricultura familiar. A expectativa é que os resultados obtidos possam ser aplicados em larga escala, beneficiando agricultores e contribuindo para o alcance dos objetivos globais de desenvolvimento sustentável.

Fale com a coordenação: Higo José Dalmagro pelo e-mail: higo.dalmagro@cogna.com.br

Saiba mais sobre o Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional – Anhanguera Uniderp: https://pgsscogna.com.br/meio-ambiente-e-desenvolvimento-regional/

Facebook
LinkedIn

CONTROLE ACADÊMICO (Mestrado e Doutorado)

DIVULGAÇÃO

Colegiado e Ética em Pesquisa – COEPE

© 2023 - Todos os direitos reservados