Na região de Patos, município de Santa Terezinha, o Professor do Programa Saúde e Produção Animal (Anhanguera/Unopar) e Biociência Animal (Unic), Luiz Fernando Coelho Cunha Filho visitou a Fazenda Tamanduá no último mês.
A Fazenda abrange uma área de 3.000 hectares e é conhecida por sua dedicação à fruticultura, bovinocultura de leite, caprinocultura leiteira, produção de mel, própolis e microalgas ricas em cianobactéria Spirulina platensis. O proprietário da fazenda, o suíço Pierre, chegou ao Brasil em 1975, e até hoje se dedica no trabalho junto a sua equipe, esses que já estão na terceira geração de trabalhadores.
Além de aplicar conceitos orgânicos e biodinâmicos, a Fazenda Tamanduá também se destaca por sua busca pela sustentabilidade e pelo cuidado com aspectos sociais, e grande parte de sua produção é exportada para a Europa.
Uma colaboração importante entre a Fazenda Tamanduá e a universidade Anhanguera/Unopar tem sido estabelecida, principalmente relacionada à pesquisa da Spirulina Platensis. Nesse contexto, a aluna Andréia Castillo Oliveira está desenvolvendo sua tese de doutorado, na qual analisa a resposta imunológica de bezerras vacinadas contra a brucelose após a suplementação de Spirulina.
Dessa forma, a parceria entre o Professor Luiz Fernando Coelho Cunha Filho e a fazenda Tamanduá abre portas para novas oportunidades e promete resultados significativos no campo da agricultura sustentável e da pesquisa científica.