O Doutorado em Metodologias para o Ensino de Linguagens e suas Tecnologias da Unopar encaminha sua primeira Doutoranda, Tatiane Caldeira dos Santos Bernardo, a Portugal, onde irá realizar Doutorado Sanduíche na Universidade do Minho, em Braga. A Doutoranda será fomentada pelo Programa de Doutorado Sanduíche da Capes, e deve permanecer 6 meses na Universidade do Minho.
Veja o depoimento da Profª Drª Maria Elisabette Brisola Brito Prado, orientadora da Tatiane:
“Em consideração ao atual cenário da educação diante das tecnologias digitais da informação e da comunicação, e sobretudo em razão da necessidade existente no desenvolvimento de novas competências docentes para ensinar, previstas na BNCC (Base Nacional Curricular Comum), organizamos nosso projeto de atividades em Portugal para que possamos compreender as lacunas e possibilidades na formação inicial de professores para ensinar amparados pelas tecnologias digitais.
A escolha pela instituição foi feita devido ser uma Universidade com referências de grupos de pesquisadores de relevância na área das tecnologias digitais na educação e, assim, esperamos que, como contribuição, possamos trazer novos olhares para a prática de formação inicial de professores, contribuindo para uma formação mais sólida no âmbito da integração das TDIC nas práticas de ensino.
A acadêmica , juntamente a sua orientadora brasileira, a Professora Doutora Maria Elisabette Brisola Brito Prado, desenvolveu etapas para serem executadas no país, orientada por uma docente estrangeira, a Professora Doutora Maria Altina Ramos, de modo que possa contribuir com o objetivo proposto no projeto de doutoramento sanduíche.”