O Acidente Vascular Cerebral – AVC é quando vasos que levam sangue ao cérebro entopem ou rompem, resultando na paralisia da área do cérebro que ficou privada de circulação sanguínea. O AVC isquêmico é mais comum e ocorre em cerca de 85% dos casos. Nesse tipo de AVC há obstrução de uma artéria impedindo a passagem de oxigênio para células cerebrais.
Pesquisa realizada, entre os anos de 2022 e 2023, em Hospitais de Londrina/PR investigou a conexão entre o risco da desnutrição e indicadores de reabilitação em sobreviventes de AVC isquêmico. Foram analisados 160 prontuários de pacientes e observou-se associações como: desnutrição e risco de morte duas vezes maior; aumento da gravidade; 76% mais chance de o paciente ficar acamado; e três vezes mais risco de necessidade de ventilação mecânica. Os dados sugerem que a nutrição desempenha papel crucial na recuperação pós-AVC.
Os resultados do estudo, realizado por aluna do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação da Universidade Anhanguera Unopar, sob orientação do Prof. Dr. Juliano Casonatto, foram publicados em artigo científico, disponível abaixo:
Fale com a coordenação: Rodrigo Antonio Carvalho Andraus pelo e-mail: rodrigo.andraus@cogna.com.br
Saiba mais sobre o Programa em Ciências da Reabilitação: https://pgsscogna.com.br/ciencias-da-reabilitacao