Internacionalização

Internacionalização em Prática: Pesquisa que Atravessa Fronteiras 

O doutorado sanduíche é uma modalidade de estágio acadêmico em que o estudante desenvolve parte de sua pesquisa em uma universidade no exterior, ampliando a formação científica e o acesso a diferentes infraestruturas e perspectivas científicas. Com isso, o Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu da Cogna reafirma seu compromisso com a internacionalização e com a inserção da pesquisa no cenário acadêmico global. 

Aproveitando essa oportunidade, o doutorando Douglas Bressan, do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Metodologias para o Ensino de Linguagens e suas Tecnologias (PPGEns) da Universidade UNOPAR, Londrina-PR, realizou seu estágio de Doutorado Sanduíche (Doutoramento Intercalar) na Universidade de Lisboa (ULisboa), em Portugal, entre os meses de junho e dezembro de 2024. 

A mobilidade acadêmica contou com a orientação do Prof. Dr. Cassio Cabral Santos, do Instituto de Educação da ULisboa, que também é coorientador da tese, e a orientação no Brasil da Profª. Drª. Samira Fayez Kfouri da Silva. A pesquisa desenvolvida pelo doutorando concentra-se na área de Educação e Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC), utilizando a estrutura da universidade portuguesa para aprofundamento teórico e coleta de dados. 

Durante sua permanência em Portugal, o discente participou de atividades de pesquisa e de eventos científicos internacionais, contribuindo para a discussão e divulgação da sua pesquisa. Entre os eventos, destacam-se o CIDU 2024 – XIII Congresso Ibero-americano de Docência Universitária, realizado em Lisboa; e o XXVII EDUTEC – Congreso Internacional de Tecnología Educativa, na Universidade de Sevilha, na Espanha. O doutorando também participou de atividades acadêmicas em Londres – Inglaterra, e em Dublin – Irlanda.  

A experiência incluiu, ainda, visitas a outras universidades na Europa, proporcionando contato com diferentes contextos e estruturas na área de pesquisa. Além das atividades acadêmicas, o discente aproveitou o tempo livre para realizar viagens culturais pela Europa, passando por países como Reino Unido, Itália, Espanha, Holanda, França e Irlanda. 

Bressan destaca: “A jornada do doutorado tem sido uma experiência de transformação profunda, e a concretização do Doutorado Sanduíche em Portugal representou um passo fundamental para a pesquisa e para a minha carreira. Tudo isso foi um sonho realizado graças, principalmente ao fomento da CAPES com a bolsa PROSUP (que permitiu a dedicação integral ao estudo no Brasil) e a bolsa PDSE (que viabilizou o período de pesquisa na Europa). A mobilidade não apenas enriqueceu o meu trabalho com novas perspectivas e tecnologias, mas também demonstrou o valor da internacionalização da pesquisa feita no PPGEns da UNOPAR. Essa experiência em Portugal e a circulação por eventos acadêmicos internacionais permitiram a publicação de artigos em revistas de alto impacto, resultados diretos da cooperação acadêmica estabelecida. Ver este ciclo se completar com a tese é a realização de um grande projeto de vida. Sou grato à CAPES e à UNOPAR por tornarem este sonho possível.” 

Para saber mais sobre o Programa acesse: https://pgsscogna.com.br/metodologias-para-o-ensino-de-linguagens-e-suas-tecnologias/  ou fale com a coordenação via e-mail mestradoensino@unopar.br

Facebook
LinkedIn

SECRETARIA ACADÊMICA (Mestrado e Doutorado)

DIVULGAÇÃO

COEPE – Colegiado de Ética em Pesquisa

© 2023 - Todos os direitos reservados