Doutorando de Biotecnologia e Inovação em Saúde participa da elaboração de PL que prevê criação de Centros Especializados para o Tratamento de Feridas em São Paulo

Iniciativa de Projeto de Lei que prevê criação de centros especializados para tratamento de feridas em São Paulo

A vereadora Janaína Lima (PL) apresentou na Câmara Municipal de São Paulo o Projeto de Lei (PL) 573/2023, que prevê a criação de centros especializados no tratamento de feridas na cidade. A iniciativa visa instituir a política “Cicatriza Já” e oferecer atendimento adequado e acompanhamento contínuo para pacientes que sofrem com esse tipo de problema.

O PL foi elaborado em conjunto com o Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo (Coren-SP) e contou com a colaboração do enfermeiro Daniel Rodrigues, doutorando do programa em Biotecnologia e Inovação em Saúde – Anhanguera, conselheiro do Coren-SP, e dos profissionais Dr. Ângelo Batia Neto e Dr. Vlassios Marongos Junior.

Atualmente, a cidade de São Paulo conta com 27 unidades de atendimento para pacientes com feridas, mas, segundo o conselheiro Daniel Rodrigues, “não é o suficiente e nem se consegue oferecer a atenção necessária para a rápida cura das pessoas”.

O PL 573/2023 prevê a criação de Centrais Especializadas no Atendimento de Feridas, gerenciadas por enfermeiros. Essas centrais podem viabilizar o atendimento adequado de pacientes que necessitam de acompanhamento contínuo e que em várias ocasiões são negligenciados, resultando em problemas que poderiam ser facilmente solucionados, alguns levando até mesmo a amputações.

“O PL sana esse gargalo no sistema de saúde público de São Paulo e ainda prevê que se possam ser firmadas parcerias entre o poder público e organizações da sociedade civil e setor privado para oferecer o serviço”, informa a vereadora Janaína.

Em processo de tramitação na Câmara de São Paulo, caso vire lei, o projeto irá beneficiar o cidadão paulistano e tornar a cidade referência no tratamento de feridas para todas as cidades brasileiras.

Benefícios do projeto:

  • Atendimento adequado e acompanhamento contínuo para pacientes com feridas;
  • Redução do tempo de tratamento;
  • Prevenção de complicações, como amputações;
  • Diminuição do número de internações hospitalares;
  • Redução dos custos para o sistema de saúde;
  • Melhora na qualidade de vida dos pacientes.

Como você pode ajudar:

  • Entre em contato com os vereadores da sua cidade e peça apoio ao PL 573/2023;
  • Compartilhe informações sobre o projeto nas redes sociais;
  • Participe de mobilizações em favor da aprovação do PL.

Juntos, podemos garantir que todos os pacientes com feridas em São Paulo recebam o tratamento que merecem!

Fale com a Coordenação: Profa. Dra. Julia Alejandra Pezuk pelo e-mail julia.pezuk@cogna.com.br

O conselheiro Daniel Rodrigues (ao centro), com a vereadora Janaína Lima (de branco) e os outros participantes da iniciativa

Saiba mais sobre os programas de Mestrado e Doutorado em Biotecnologia e Inovação em Saúde: https://pgsscogna.com.br/biotecnologia-e-inovacao-em-saude/

Texto adaptado, fonte – Portal Coren Sp: https://portal.coren-sp.gov.br/noticias/pl-proposto-pela-vereadora-janaina-lima-apos-reuniao-com-coren-sp-preve-criacao-de-centros-para-atendimento-de-feridas-gerenciados-por-enfermeiros/

Facebook
LinkedIn

CONTROLE ACADÊMICO (Mestrado e Doutorado)

DIVULGAÇÃO

Colegiado e Ética em Pesquisa – COEPE

© 2023 - Todos os direitos reservados