Pesquisa

Impacto das Cadeias Curtas Agroalimentares em Mato Grosso do Sul

As cadeias curtas de abastecimento alimentar são definidas como um sistema de interrelações entre produção e consumo de alimentos, com redução de intermediários no processo. Normalmente são as propriedades rurais que possuem áreas menores que fazem uso dos modelos de cadeias agroalimentares curtas, com mão de obra familiar e maior variedade de produtos.

Nessa vertente, foi realizado um estudo nas cadeias curtas agroalimentares de Mato Grosso do Sul, com foco e estratégias empresariais adotadas por agroindústrias familiares, avaliando-as por meio do modelo de Desempenho PRISM= Planning Tool for Resource Integration, Synchronization, and Management e das dimensões ESG – Environmental, Social and Governance (Ambiental, Social e Governança). O PRISM de Desempenho é um modelo integrado que mensura resultados e tem foco na criação de valores para as partes envolvidas. O ESG é um conjunto de padrões e boas prática com objetivo de definir uma organização socialmente consciente, sustentável e bem gerenciada, que incorpora em seu processo de tomada de decisão aspectos Sociais, Ambientais e de Governança. Ou seja, boas práticas em relação ao meio ambiente; interações comunidades e sociedade em geral; gestão a transparência nas operações; além de ética corporativa e integridade nas práticas financeiras.

A pesquisa que recebeu fomento da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul – FUNDECT, resultou em uma dissertação, orientada pelo Prof. Dr. José Francisco dos Reis Neto docente do Programa de Pós-Graduação em Agronegócio Sustentável da Universidade Anhanguera Uniderp. O estudo, cujo objetivo foi de analisar as cadeias curtas agroalimentares em Mato Grosso do Sul, apontou benefícios significativos para a agricultura familiar e a sustentabilidade local, indicando que as cadeias curtas não apenas fortalecem a economia local e a qualidade de vida de produtores e consumidores, mas também promovem práticas de produção e consumo sustentáveis. Destacando a importância das capacidades organizacionais e de governança ética na implementação de estratégias eficazes. Observou-se ainda, que investimentos em treinamento e tecnologias inovadoras são essenciais para o sucesso das agroindústrias.

A pesquisa conclui sugerindo a necessidade de políticas públicas mais robustas para apoiar essas iniciativas, enfatizando a colaboração entre produtores, consumidores, governos e instituições de pesquisa para garantir um desenvolvimento sustentável abrangente. Ou seja,  a efetivação dessas práticas podem assegurar um futuro próspero e sustentável para o setor agroindustrial de Mato Grosso do Sul e outras regiões do Brasil.

Saiba mais sobre o Programa de Agronegócio Sustentável: https://pgsscogna.com.br/agronegocio-sustentavel/ ou fale com a coordenação: Denise Renata Pedrinho pelo e-mail denise.pedrinho@cogna.com.br

Facebook
LinkedIn

CONTROLE ACADÊMICO (Mestrado e Doutorado)

DIVULGAÇÃO

Colegiado e Ética em Pesquisa – COEPE

© 2023 - Todos os direitos reservados