O Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil constitui-se no inventário dos grupos de pesquisa científica e tecnológica em atividade no País. As informações nele contidas dizem respeito aos recursos humanos constituintes dos grupos (pesquisadores, estudantes e técnicos), às linhas de pesquisa em andamento, às especialidades do conhecimento, aos setores de aplicação envolvidos, à produção científica, tecnológica e artística e às parcerias estabelecidas entre os grupos e as instituições, sobretudo com as empresas do setor produtivo. Com isso, é capaz de descrever os limites e o perfil geral da atividade científico-tecnológica no Brasil.
Saiba mais no site do Diretório dos Grupos de Pesquisa do Brasil http://lattes.cnpq.br/web/dgp
Grupo de Pesquisa | Lider |
---|---|
Ensino e Aprendizagem de Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental | Ruy César Pietropaolo |
GRUPO DE ESTUDOS EM Formação de professores, Currículo e História – FORCHILD | Ruy César Pietropaolo |
Grupo de Pesquisa | Lider |
---|---|
Núcleo de prospecção tecnológica para a saúde (NPTec) | Susana Nogueira Diniz |
Sintese e atividade biológica de complexos bioativos | Regina Mara Silva Pereira |
As linhas de pesquisa são determinadas pelo potencial dos professores, características regionais e interesse da instituição, buscando agilizar as áreas com recursos humanos capacitados e infraestrutura adequada à execução dos projetos.
Linhas de pesquisa dos cursos de Pós-graduação Stricto sensu da Unian:
Esta linha visa abordar os conceitos básicos de biologia celular, e molecular, bioquímica, biotecnologia, bioengenharia, bioinformática, mecanismos de patogenicidade, utilização de marcadores moleculares em diagnósticos e estudos com células tronco adultas, visando atualizar o estudante em temas de aplicação tecnológica que se utilizam de sistemas biológicos, organismos vivos ou derivados destes, para produzir produtos e processos. Os estudos vinculados a esta linha de pesquisa darão ênfase a assuntos estratégicos na política de Biotecnologia atual, como a tecnologia do DNA recombinante para obtenção de moléculas terapêuticas nos sistemas de expressão heterólogos; atualizações sobre aplicação de processos biotecnológicos para produção industrial, nanobiotecnologia, novos sistemas de “drug-delivery”, engenharia tecidual , interação de biomateriais em cultura de células e tecidos, genômica, proteômica e bioinformática, ampliando e atualizando os conhecimentos sobre produção e aplicabilidade da biotecnologia na área de saúde. As pesquisas nesta linha têm como diretriz a integração da produção cientifica e a aplicabilidade no desenvolvimento dos produtos e processos resultantes das mesmas, respondendo as necessidades dos pais na integração da obtenção de novos alvos e a utilização para diagnóstico e tratamento na área de saúde, diferencial este obtido pela biotecnologia.
Esta linha de pesquisa tem por objetivo a avaliação pré-clínica e clínica de insumos, bioativos, em suas diferentes fases. Os estudos relativos à esta linha de pesquisa contemplam estudos dos processos biológicos, farmacológicos, bioquímicos, biofísicos, fisiológicos e odontológicos bem como a sua interação multidisciplinar contribuindo para a avaliação e desenvolvimento de produtos e processos terapêuticos inovadores na área de tecnologia em saúde, sua segurança e eficácia, com obediência às normas éticas. Realização de estudos de intervenção organizados em ensaios pré-clínicos e clínicos com o objetivo de gerar conhecimento e comprovar o desempenho dos produtos biotecnológicos em sua aplicação clínica. Visa ainda, a avaliação de protocolos de pesquisa já estabelecidos, bem como a avaliação de novos protocolos.
Esta linha de pesquisa tem como objetivos: isolar insumos bioativos de origem natural, provenientes de plantas e de substâncias resinosas secretadas por animais (ex. própolis), empregando diferentes técnicas de extração; identificar e quantificar os princípios ativos isolados através de cromatografia, com o uso de marcadores e espectrometria de massas; investigar e desenvolver metodologias sintéticas para obtenção de novos compostos bioativos através de síntese orgânica e inorgânica; utilizar estas metodologias de síntese para melhorar as propriedades físico-químicas de moléculas com interesse de aplicações biológicas; aplicar a nanotecnologia para o desenvolvimento de dispositivos e síntese de materiais funcionais, através do controle da matéria na escala de nanômetros, para que os sistemas resultantes apresentem novos fenômenos e potencias propriedades no desenvolvimento de formulações farmacêuticas e uso em odontologia, tais propriedades são dependentes do tamanho das partículas que constituem os mesmos; estabelecer uma correlação entre as propriedades apresentadas por cada uma das classes de biomateriais produzidos e sua aplicabilidade; avaliar as propriedades físico-químicas dos biomateriais por meio de estudos envolvendo técnicas espectroscópicas, morfológicas, de difração, entre outras.
Estudos básicos e aplicados para o desenvolvimento e validação de métodos biológicos pré-clinicos. Avaliação de eficácia e toxicidade de insumos naturais e sintéticos e de produtos farmacêuticos ou correlatos. Testes em análises clínicas e veterinárias.
Esta linha de pesquisa tem como objetivo desenvolver estudos epidemiológicos envolvendo drogas e medicamentos (sintéticos e naturais), bem como conhecer os principais problemas relacionados ao uso inadequado dos medicamentos, os riscos que podem causar a diversas populações, de maneira que sejam utilizados de forma racional e segura. Avaliar e estabelecer mecanismo de ação de medicamentos e seus efeitos colaterais.
Síntese de novas moléculas a partir de produtos naturais, isolamento e identificação de metabólitos naturais com potencial atividade biológica. Desenvolvimento e regulamentação de formulações, controle de qualidade de fitocomplexos e validação de métodos.
Propõe a busca de caminhos que promovam uma cultura educacional que respeite a diversidade de aprendizes presente no contexto escolar. Enfoca questões teóricas, metodológicas, pedagógicas e cognitivas relacionadas à aprendizes com necessidades especiais.
Essa linha é caracterizada pela investigação de questões relativas aos processos de ensino e aprendizagem de conteúdos matemáticos em diferentes níveis de ensino.
Essa linha estuda os processos de formação de professores que ensinam Matemática, em estreita relação com os contextos em que estes ocorrem, levando em conta tendências contemporâneas da formação de educadores e suas implicações na área.
Essa linha de pesquisa visa contemplar prioritariamente estudos sobre o ensino de Ciências e Saúde em ambientes não formais. Tem como pressuposto que a situação de saúde é um fenômeno coletivo complexo, que têm dimensões diversas (sociais, ambientais, físicas e biológicas) e precisam ser interpretadas nos estudos sobre saúde humana. Assim, as questões da qualidade de vida, do ambiente e da sustentabilidade devem ter como foco o estudo das tecnologias associadas à preservação e utilização da natureza, ao desenvolvimento e inovação do aparato tecnológico de suporte e atenção à saúde. Desse modo, essa linha de pesquisa visa desenvolver estudos sobre a formação e/ou práticas de profissionais da saúde que promovem o ensino sobre saúde-doença-prevenção, especialmente em diferentes territórios e espaços não formais (comunidades, centros de saúde, organizações não governamentais), pela articulação do conhecimento específico da área da saúde, conhecimentos pedagógicos e conhecimento da população atendida para promover abordagens adequadas. Esses profissionais possibilitam por meio do ensino interdisciplinar, a produção de avanços nas práticas da saúde, sobretudo em relação às doenças endêmicas e epidêmicas. Trata-se, portanto, de uma linha de pesquisa que visa ampliar o olhar dos profissionais sobre a complexidade do fenômeno saúde-doença-cuidado, proporcionando um diálogo com as principais abordagens contemporâneas em Saúde Pública.
Essa linha é caracterizada pela investigação de questões relativas aos processos de ensino e de aprendizagem de fatos, conceitos e procedimentos relativos à área das Ciências da Natureza (Física, Química e Biologia) e da Saúde, em diferentes etapas da Educação Básica e do Ensino Superior, visando o desenvolvimento do letramento científico. Nas investigações são consideradas as tendências contemporâneas do Ensino de Ciências e Saúde, do uso das Tecnologias Digitais e de diferentes referenciais teóricos e metodológicos, com o objetivo de contribuir para a melhoria da qualidade do ensino da área em questão. Essa linha tem por finalidade estudar os processos de formação – inicial ou continuada – de professores que ensinam Ciências da Natureza e Saúde, incluindo os currículos desses processos, em estreita relação com os contextos em que estes ocorrem e levando em conta tendências contemporâneas da formação de docentes. O uso das novas tecnologias é um dos aspectos fundamentais para os estudos sobre os processos formativos.