Nova pesquisa da UNIC desvenda os segredos das Fissuras Orofaciais

Fissuras Orofaciais Não Sindrômicas: UNIC desvenda fatores genéticos e abre portas para novas pesquisas

O Artigo Científico “Exploring the role of the WNT5A rs566926 polymorphism and its interactions in non-syndromic orofacial cleft: a multicenter study in Brazil”, foi publicado na revista científica Journal of Applied Oral Science, dissertação da aluna de mestrado em Ciências Odontológicas Integradas Lorraynne dos Santos Lara, sob orientação do Prof. Dr. Luiz Evaristo Ricci Volpato,  em parceria com outros programas de pós-graduação brasileiros dentre os quais se destaca a participação do Prof. Dr. Ricardo Della Coleta da Faculdade de Odontologia de Piracicaba, esse estudo traz novos insights sobre a Associação genética com Fissuras Orofaciais Não Sindrômicas (FONS).

Realizado em conjunto com outras instituições de ensino superior, o estudo envolveu um total de 1.955 indivíduos de quatro diferentes regiões do Brasil. Através de um minucioso estudo de caso-controle, a pesquisa investigou o papel do polimorfismo de nucleotídeo único (SNP) rs566926 no gene WNT5A e suas interações com outros genes importantes para o desenvolvimento facial.

Descobertas que impactam a comunidade científica

Os resultados do estudo revelaram que o SNP rs566926 (WNT5A) está significativamente associado à fissura labial, especialmente sem envolvimento de palato, em indivíduos com alta ascendência européia. Além disso, a pesquisa identificou interações entre o WNT5A rs566926 e outros genes, como BMP4, GREM1 e FGFR1, que também estão relacionados ao desenvolvimento de FONS na população brasileira.

Um marco para o futuro da pesquisa e tratamento

As descobertas deste estudo abrem caminho para novas pesquisas sobre a influência do gene WNT5A na ocorrência de FONS na população brasileira. A compreensão das complexas interações entre genes e fatores ambientais pode contribuir para o desenvolvimento de novas estratégias de prevenção e tratamento para essa condição.

Para saber mais:

Convidamos você a aprofundar seus conhecimentos sobre o estudo acessando o artigo completo através do link: https://www.scielo.br/j/jaos/a/fCpgHN5DW7dZjTmzsrfc34B/?lang=en

Fale com a coordenação: Alexandre Meireles Borba pelo e-mail: alexandre.borba@cogna.com.br

Saiba mais sobre o Programa de pós-graduação Stricto sensu em Ciências Odontológicas Integradas | UNIC: https://pgsscogna.com.br/ciencias-odontologicas-integradas/

Facebook
LinkedIn

CONTROLE ACADÊMICO (Mestrado e Doutorado)

DIVULGAÇÃO

Colegiado e Ética em Pesquisa – COEPE

© 2023 - Todos os direitos reservados