Há evidências de que a desnutrição é um problema sério para pacientes com Covid-19, pois aumenta o risco de diversos desfechos negativos, incluindo a morte. Desta forma, é crucial avaliar o estado nutricional desses pacientes e se identificado a desnutrição, implementar intervenções nutricionais adequadas.
Estudo realizados por docentes do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação da Anhanguera Unopar e publicado em periódico científico internacional investigou a relação entre a desnutrição e os resultados da reabilitação hospitalar em 562 pacientes adultos com Covid-19.
Os pesquisadores verificaram que a desnutrição está correlacionada a diversos indicadores negativos, mesmo após considerar outras condições pré-existentes, desses pacientes. Os dados demonstram que pacientes com desnutrição apresentaram 90% mais chances de ficarem acamados durante a internação; a probabilidade de ingestão alimentar diminuída foi 35 vezes maior nesse grupo; o risco de precisar de ventilação mecânica invasiva foi de 89% maior entre os pacientes desnutridos; necessidade de nutrição enteral 91% mais alta; e o índice de 73% maior de morte entre pacientes com desnutrição.
A conclusão foi de que pacientes desnutridos devem ser monitorados intensivamente durante o período de internação, com atenção especial para indicadores como acamamento, ingestão alimentar, necessidade de ventilação e nutrição enteral, levando em consideração que a desnutrição é um fator de risco para piores resultados na reabilitação hospitalar.
Saiba mais sobre o Programa em Ciências da Reabilitação da Anhanguera Unopar/Universidade Estadual de Londrina-UEL: https://pgsscogna.com.br/ciencias-da-reabilitacao/ ou fale com a coordenação: Prof. Dr. Rodrigo Antonio Carvalho Andraus pelo e-mail rodrigo.andraus@cogna.com.br
Referência Periódico Científico Internacional: https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/21548331.2023.2277680