Atualmente muitas informações são divulgadas sobre os produtos lácteos porém sem fundamentação científica, de forma equivocada ou apenas como Fake News, o que pode afetar o setor lácteo e o consumo deste alimento pela população.
O conteúdo deste material técnico foi desenvolvido a partir de uma parceria com aos alunos do primeiro ano do ensino médio do Colégio Estadual Polivalente – Londrina (PR) com o programa de pós graduação Saúde e Produção Animal e Biociência Animal (UNOPAR/UNIC) da Universidade Anhanguera, coordenados pela Profa. Dra. Elsa H. W. de Santana. Os alunos foram apresentados a algumas perguntas sobre leite e derivados e suas respostas foram compiladas e apresentadas neste material.
Verdades:
- É um alimento completo e rico em nutrientes, como cálcio, proteínas, vitaminas e minerais, sendo importante para todas as fases da vida.
- O consumo de leite está associado à prevenção de doenças como osteoporose, hipertensão arterial, diabetes, obesidade e alguns tipos de câncer.
- É um bom hidratante e pode ser consumido após exercícios físicos para auxiliar na recuperação muscular.
- O leite materno é o alimento ideal para bebês até os seis meses de idade.
- O leite UHT é seguro para consumo e possui longa vida útil.
- O leite cru é um risco para a saúde e deve ser evitado.
Mitos:
- O leite engorda: O consumo moderado de leite não contribui para o ganho de peso.
- Faz mal para quem tem colesterol alto: O leite integral possui baixo teor de gorduras saturadas e não aumenta o colesterol LDL (“ruim”).
- Causa alergia em todas as pessoas: A maioria das pessoas com alergia ao leite pode consumir leite A2 ou outros leites como o de cabra.
- Causa refluxo: Não há relação direta entre o consumo de leite e o refluxo gastresofágico.
- Causa mucosas: Não há evidências científicas que comprovem essa relação.
- O leite de vaca é melhor que o leite de outros animais: Cada tipo de leite possui suas próprias características e benefícios.
- O leite de soja é um substituto equivalente ao leite de vaca: O leite de soja não possui os mesmos nutrientes que o leite de vaca e não é recomendado para crianças pequenas.
Observações:
É importante consultar um médico ou nutricionista para obter orientação sobre a quantidade ideal de leite a ser consumida, de acordo com a idade, estilo de vida e necessidades nutricionais individuais. Pessoas com intolerância à lactose ou alergia ao leite devem evitar o consumo de leite e seus derivados.
Acesse o “Curiosidades sobre o leite: mitos e verdades” na íntegra CLIQUE AQUI
Para maiores informações entre em contato com a Profa. Dra. Elsa H. W. de Santana, do Programa Saúde e Produção Animal – Anhanguera Unopar: elsa.santana@cogna.com.br