Pesquisa

Bebidas Lácteas Podem Causar Cáries? 

A cárie dentária é um problema de saúde pública que afeta pessoas no mundo inteiro, causando dor, desconforto, dificuldade para falar e mastigar, interferindo no sono e nas atividades diárias.

Quando se trata de cárie na primeira infância, refere-se a um problema que afeta crianças de até seis anos. A principal causa de cárie dental, nessa idade, é a falta de higiene bucal; consumo de alimentos com alto teor de açúcares e amidos, associado às bactérias presentes na boca; falta de flúor no organismo; e fatores genéticos.

Teoricamente os produtos lácteos e as bactérias probióticas podem alterar o ambiente microbiano da boca, ajudando a controlar o biofilme (camada de bactérias) que causam cáries, prevenindo a perda de minerais dos dentes. No entanto, esse conceito ainda não é completamente aceito por pesquisadores da área.

Nesse sentido, a pesquisa realizada no Programa em Ciências Odontológicas Integradas da Universidade de Cuiabá – UNIC, pela mestranda Paula Nunes das Neves, orientadora pela Profª. Drª. Andreza Maria Fábio Aranha, teve como objetivo investigar, em dentes incisivos de bovinos, como as bebidas lácteas afetam o biofilme que causam cáries e a desmineralização do esmalte dos dentes. O estudo realizou testes utilizando produtos de consumo nacional como: leite fermentado desnatado, iogurte natural e leite integral UHT. Concluindo que as bebidas lácteas apresentaram efeito protetor e controlaram a desmineralização do esmalte dentário.

Os resultados da pesquisa corroboram com os dados observados em outros estudos que visaram formas para prevenir a evolução de focos cariogênicos. Portanto, produtos lácteos (iogurte e outras bebidas de leite), podem ajudar a prevenir cáries, pois as proteínas no leite dificultam a fixação das bactérias nos dentes, sem prejudicar o equilíbrio natural na boca. O estudo demonstrou ainda que o consumo regular de produtos lácteos tem sido associado à redução da perda de minerais do esmalte dos dentes. Isso sugere que minerais como cálcio e fósforo, encontrados no leite e seus derivados, podem proteger os dentes contra o ataque ácido das bactérias que causam cáries e ajuda na recuperação do esmalte dental danificado. 

Assim, para auxiliar na prevenção da cárie em crianças, recomenda-se a limpeza dos dentes, gengivas e língua, ao menos duas vezes por dia (incluindo os bebês); uso de creme dental com flúor assim que nascer o primeiro dente; e evitar doces/alimentos que possam aderir aos dentes. 

Para saber mais sobre este estudo, acesso a publicação no link: https://repositorio.pgsscogna.com.br/handle/123456789/67653

Saiba mais sobre o Programa em Ciências Odontológicas Integradas pelo link: https://pgsscogna.com.br/ciencias-odontologicas-integradas/ ou fale com a Coordenação: Alexandre Meireles Borba pelo e-mail alexandre.borba@cogna.com.br

Facebook
LinkedIn

CONTROLE ACADÊMICO (Mestrado e Doutorado)

DIVULGAÇÃO

Colegiado e Ética em Pesquisa – COEPE

© 2023 - Todos os direitos reservados