Equipe, composta por cirurgiões bucomaxilofaciais, plásticos, anestesiologistas e enfermeiros, realizou procedimentos de correção de fendas labiopalatinas, popularmente conhecido como lábio leporino, uma malformação que pode ocorrer tanto no lábio e/ou palato (“céu da boa”), por falha de desenvolvimento durante a formação do bebê. Foram realizadas também, cirurgias plásticas para tratar sequelas de queimaduras e acidentes.
A ação humanitátria ocorreu na segunda quinzena de outubro de 2024, com a participação do Prof. Dr. Alexandre Meireles Borba, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciências Odontológicas Integradas da Universidade de Cuiabá, na cidade de Coroatá, Maranhão. O professor, a convite da equipe da empresa internacional Interplast Germany, integrou um projeto voluntário voltado à realização de cirurgias reparadoras para pacientes carentes, com fendas labiopalatinas.
A iniciativa proporcionou esperança e qualidade de vida para centenas de pessoas, incluindo os moradores de Coroatá, de outras cidades do Maranhão e de Estados vizinhos. Foram quase 200 consultas realizadas e mais de 100 cirurgias transformadoras. “O auxílio ao próximo é uma ferramenta essencial para construirmos um mundo melhor”, destacou o professor Alexandre, evidenciando o impacto positivo desse projeto na vida das famílias atendidas.
A Universidade de Cuiabá – UNIC, ao ter docentes em ações humanitárias, reafirma o compromisso com o impacto social e a responsabilidade humanitária.
Saiba mais sobre o Programa Ciências Odontológicas Integradas: https://pgsscogna.com.br/ciencias-odontologicas-integradas/ ou fale com a coordenação Prof. Dr. Alexandre Meireles Borba via e-mail: alexandre.borba@cogna.com.br
Saiba mais sobre a ação humanitária: https://interplast-germany.de/