Entre os dias 26 e 28 de março, foi realizado a “II Jornada de Pesquisa e Tecnologias do Bioparque Pantanal”, em comemoração ao 2º aniversário do maior aquário de água doce do mundo, que fica localizado em Campo Grande/MS.
A Jornada é um evento técnico-científico que tem como objetivo integrar diferentes profissionais e instituições parceiras no meio científico, por meio do intercâmbio de conhecimento obtido com o desenvolvimento da pesquisa científica, conservação, inclusão, inovação, educação ambiental, turismo e a valorização da cultura sul-mato-grossense, pantaneira e brasileira.
O último dia de evento contou com palestras, mesas redondas, Birdwatching e quatro (4) minicursos, sendo dois (2) ministrados por professores do Programa de Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional da Anhanguera–Uniderp, o Curso de “Metodologias Laboratoriais Aplicadas a estudo com tecidos”, ministrado pelo Professor Gilberto Gonçalves Facco e com a participação da mestranda Geovanna Victoria Morais Berloffa e do Egresso do PPG-MDR Giovani Da Silva Xavier. O curso focou na metodologia do processamento histológico, microtomia, preparação das lâminas e análise das lâminas histológicas. Foi explanado a base da histopatologia como método investigativo como instrumento de experimentos para validar terapêuticas e princípios ativos de fitoterápicos isolados.
O segundo Curso teórico e prático “Formulações medicamentosas a base de extratos de plantas para o tratamento em lesões cutâneas” foi ministrado pela Professora Rosemary Matias, com a participação da Pós-doc Andréia Cristina Lopes Corrêa e da Doutoranda Mônica Aparecida Brum Ocampos ambas do PPG-MDR. No curso foi abordado as formulações a base de extratos de plantas do Pantanal e Cerrado, a manipulação para a obtenção de fitoterápicos aplicados a área de animais silvestres e inclusive em animais aquáticos.
Os minicursos, os resumos expandidos e o convite para a exposição das pesquisas refletem as parcerias que vêm sendo desenvolvidas entre o PPG – MDR e o Bioparque Pantanal com a microbiota aquática e o uso de extratos vegetais e formulações no tratamento dos peixes envolvendo alunos de mestrado, doutorado e pós-doutorados e uma parceira recente na área de proteômica. Parte destas pesquisas são realizadas nos laboratórios de pesquisa do PPG da Uniderp e parte no Bioparque.
Saiba mais sobre o Bioparque Pantanal, acessando o Link.
Fale com a coordenação do Programa de Meio Ambiente de Desenvolvimento Regional:
Higo José Dalmagro pelo e-mail higo.dalmagro@cogna.com.br
Saiba mais sobre o Programa: https://pgsscogna.com.br/meio-ambiente-e-desenvolvimento-regional/