A discente do Mestrado em Ciências Ambientais da Unic, está desenvolvendo pesquisa com os quimioterápicos utilizados no tratamento para o câncer e seus riscos na manipulação e descarte, sob a orientação da Profa. Dra. Rosemary Matias.
O projeto da mestranda tem por objetivo investigar como ocorre o descarte de resíduos sólidos quimioterápicos produzidos pelos Serviços de Terapia Antineoplásicas (STA) para entender os possíveis riscos a que estes profissionais estão expostos e os possíveis impactos ambientais gerados.
Este estudo está sendo desenvolvido em unidades de tratamento oncológico da rede pública do município de Cuiabá/MS.
O crescente aumento de serviços de tratamento oncológico para atender a demanda de novos casos de câncer gera também um aumento na produção desses resíduos.
O projeto está alinhado com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, em particular com os ODS 3 (Saúde e bem-estar) e 6 (Água potável e Saneamento), contribuindo para a Agenda 2030 e os esforços brasileiros nesse sentido.
De acordo com a mestranda responsável pelo projeto, espera-se “estimular o descarte adequado e eficiente desses resíduos e, consequentemente minimizar a exposição dos profissionais envolvidos e mitigar os impactos ambientais”. Ao estimular boas práticas de biossegurança será possível reduzir doenças ocupacionais assim como reduzir impactos ambientais gerados pelos resíduos sólidos quimioterápicos.
Além da investigação científica o projeto de mestrado também irá contemplar a devolutiva para as unidades participantes por meio de palestras educativas, contemplando assim a inserção da Universidade com a sociedade e atendendo os objetivos dos ODS.
Fale com a coordenação do Programa Ciências Ambientais: Osvaldo Borges Pinto Junior pelo e-mail osvaldo.borges@cogna.com.br
Saiba mais sobre o Programa: https://pgsscogna.com.br/ciencias-ambientais/