Programas de Pós-Graduação da Unic e Uniderp realizam pesquisa envolvendo fluxo digital na área da Ortodontia.
Alunos do Programa de Pós-Graduação em Ciências Odontológicas Integradas da Universidade de Cuiabá – Unic em parceria com o Programa de Pós-Graduação de Odontologia da Universidade Anhanguera Uniderp desenvolvem um ensaio clínico que avalia as vantagens do Fluxo Digital para a colagem indireta de braquetes na Ortodontia.
O Fluxo Digital na ortodontia surge como uma nova forma de trabalho em que cada fase como: diagnóstico, planejamento e tratamento, que serão mediadas por recursos digitais no todo ou em parte do processo, por meio de subsídios como exames de imagens digitais, escaneamento intraoral ou mesmo o uso desses recursos em softwares de planejamento e desenvolvimento de processos que auxiliarão no tratamento do paciente.
Nesse ensaio clínico os pacientes passam pelo procedimento de escaneamento intraoral, que possibilita que um arquivo seja gerado com o modelo digital exato da boca do paciente (em substituição aos antigos modelos de gesso que levavam mais tempo para confecção, causavam mais desconforto e mais despesas de armazenamento). Em seguida esse arquivo é colocado em um software para o planejamento do caso e após, a guia de colagem de braquetes é impressa por impressora 3D.
A iniciativa parte da necessidade de avaliar se a colagem indireta digital apresenta vantagens sobre a colagem direta (convencional). O Intuito é que esses novos fluxos tecnológicos sejam estudados para que futuramente estejam em uso por dentistas como parte da divulgação científica.
Saiba mais sobre Ensaio Clínico:
Saiba mais sobre os Programas:
Programa de Pós-Graduação em Ciências Odontológicas Integradas | UNIC: https://pgsscogna.com.br/ciencias-odontologicas-integradas/
Programa de Pós-graduação de Odontologia | ANHANHGUERA-UNIDERP: https://pgsscogna.com.br/odontologia-uniderp/