Solo fértil, futuro verde: Estudo UNIC investiga o potencial do lodo na produção de mudas de mogno

Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais da Unic realiza Estudo para Produção de Mudas de Mogno

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais da Universidade de Cuiabá – Unic, investiga o potencial do lodo de curtume como adubo para mudas de mogno.

O estudo, intitulado “Desenvolvimento de mudas de mogno (Swietenia macrophylla) produzidas em diferentes doses de lodo de curtume”, busca avaliar o impacto do lodo na qualidade das mudas e seu potencial para reduzir custos com adubação e mitigar danos causados por esse resíduo ao meio ambiente.

Resultados promissores

Os resultados obtidos até o momento indicam que o lodo de curtume pode ser um adubo eficaz para a produção de mudas de mogno. As mudas que foram adubadas com lodo apresentaram crescimento superior e maior resistência a doenças e pragas, em comparação com as mudas que não receberam o adubo.

Benefícios para o meio ambiente

A utilização do lodo de curtume como adubo pode trazer diversos benefícios para o meio ambiente. Uma das principais vantagens é a redução da quantidade de lodo que é descartada nos aterros sanitários, contribuindo para diminuição da contaminação do solo e da água. O lodo de curtume pode ainda, ser uma alternativa mais sustentável e econômica aos adubos químicos tradicionais.

Próximos passos

A mestranda Carolina Rafaela está realizando testes para determinar a dose ideal de lodo de curtume para a produção de mudas de mogno e os impactos na qualidade do solo e na saúde das plantas.

Fale com a coordenação: Osvaldo Borges Pinto Junior, e-mail: osvaldo.borges@cogna.com.br

Saiba mais sobre o Programa: https://pgsscogna.com.br/ciencias-ambientais/

Facebook
LinkedIn

CONTROLE ACADÊMICO (Mestrado e Doutorado)

DIVULGAÇÃO

Colegiado e Ética em Pesquisa – COEPE

© 2023 - Todos os direitos reservados