A dissertação de mestrado do aluno Edgar Ribeiro avaliou por meio de um estudo clínico a eficácia clareadora, sensibilidade dentária, aceitabilidade, percepção estética e qualidade de vida após o uso do carvão ativado como clareador dentário. O estudo foi realizado sob a orientação da Profa. Dra. Sandrine Berger com a colaboração dos pesquisadores da FOP/Unicamp, Vanessa Cavalli e Matheus Cury. Também participaram do estudo, os Professores Ricardo Guiraldo e Murilo Lopes e os alunos Andrey Emídio, Vitória Fraga e Gabriela Zanin.
Este foi o primeiro estudo clínico que avaliou este tipo de produto, gerando evidências clínicas de que estes produtos não têm eficácia clareadora, promovem aumento da sensibilidade dental, são de difícil uso, e não apresentam efeito na percepção estética e qualidade de vida dos pacientes.
O estudo gerou a publicação de dois artigos no periódico Journal of Dentistry, um dos periódicos de maior impacto da área de Dentística da Odontologia: “Whitening efficacy of activated charcoal-based products: A single-blind” e “Dental aesthetic perception of patients submitted to activated”.
Fale com a coordenação: Thais Maria Freire Fernandes Poleti pelo e-mail thais.poleti@cogna.com.br
Saiba mais sobre o Programa de Mestrado e Doutorado em Odontologia Anhanguera-Uniderp https://pgsscogna.com.br/odontologia-uniderp/