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Mais uma Doutoranda em Metodologias para o Ensino de Linguagens e suas Tecnologias da Unopar embarca para Portugal, a fim de realizar parte do seu doutoramento na Universidade do Minho

O Doutorado em Metodologias para o Ensino de Linguagens e suas Tecnologias da Unopar encaminhou em dezembro, a Doutoranda, Dayane Verginia Batista Bessa, a Portugal, onde está realizando Estágio Científico Avançado de Doutoramento na Universidade do Minho, em Braga. A Doutoranda é bolsista da Capes e contou também com o apoio da Diretoria de Pesquisa Stricto Sensu da Unopar, portanto, permanecerá na Universidade do Minho por um período de três meses.

A Universidade do Minho, Braga, Portugal está, atualmente, entre as mais prestigiadas instituições de ensino superior do país, firmando-se progressivamente no panorama internacional, possui um programa de pesquisa e extensão que podem contribuir diretamente para o projeto aqui apresentado, além de proporcionar uma grande experiência de pesquisa, oportunizando o reconhecimento internacional do programa de Mestrado e Doutorado “Metodologias para o Ensino de Linguagens e suas Tecnológias da Unopar” de formação para a pesquisa científica de graduandos do ensino a distância objeto desta pesquisa assim, como o da instituição”.

A acadêmica, juntamente a sua orientadora brasileira, a Professora Doutora Fátima Aparecida da Silva Dias, desenvolveu etapas para serem executadas no país, orientada por uma docente estrangeira, a Professora Doutora Maria Altina Ramos, de modo que possa contribuir com o objetivo proposto no projeto de doutoramento.

Veja o depoimento da Profª Drª Fátima Dias, orientadora da Dayane:

“O estudo proposto, tem como relevância a promoção e a integração entre o Ensino, Pesquisa e Extensão, proporcionando ao aluno a oportunidade de participar de pesquisas científicas, fortalecendo a sua formação sobre o sistema de ensino EaD, além de possibilitar trocas de experiências, recursos, conhecimentos e metodologias entre as universidades.
O objeto de estudo do projeto, a formação de graduandos para a pesquisa científica no ensino a distância, está diretamente ligado ao tripé ensino, pesquisa e extensão, o aumento da viabilização e oferta desta formação na graduação proporciona a esta geração o desenvolvimento do pensamento científico uma vez que a pesquisa transforma e ressignifica, dando subsídios para atuar nesta sociedade tecnológica que se revela cada vez mais complexa e desafiadora.
A ONU – Organização das Nações Unidas, estabelece também em seus objetivos a Educação de qualidade que visa “garantir o acesso à educação inclusiva, de qualidade e equitativa, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos’’, fato pelo qual este projeto também contribui”.

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