O Programa de Doutorado em Educação em Ciências e Matemática – PPGECEM é destinado à formação de pesquisadores na área, oferecido por uma Associação em Rede (AR) de Instituições de Ensino Superior da Amazônia Legal Brasileira, intitulada Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática – REAMEC.
Docentes e pesquisadores, vinculados às Instituições de Ensino Superior Associadas, que atuam na área de Ensino de Ciências e Matemática, especialmente nas Licenciaturas em Química, Física, Biologia, Matemática e docentes que atuam na área em cursos de Pedagogia.
A área de concentração congrega estudos e pesquisas acerca da educação/ensino/aprendizagem das ciências e matemática, visando à formação científica. Aborda a epistemologia das ciências e suas tendências na educação escolar, busca a compreensão da historicidade dos conhecimentos científicos e suas implicações na organização do ensino. Visa, ainda, o conhecimento das teorias, dos processos, das estratégias de ensino e de aprendizagem, e da formação de professores. Propõem subsidiar as pesquisas para a produção de conhecimentos na área e na compreensão do papel das ciências e da escola na formação para a cidadania, na perspectiva das relações entre as Ciências, a tecnologia e o ambiente amazônico.
Nesta linha de pesquisa inserem-se temáticas atinentes à formação inicial e continuada de profissionais da Educação em Ciências e das Matemáticas, quer em termos de ideário, quer de práticas pedagógicas, em quaisquer dos níveis e sistemas de ensino, privilegiando-se temáticas que envolvam tanto a formação de docentes reflexivos-pesquisadores quanto a perspectiva de formação de novas/outras culturas de formação e desenvolvimento profissional de professores. Integram a proposta desta linha, estudos e análises de pesquisas desenvolvidas a partir de temas como: formação reflexiva, epistemologia da prática, aprendizagem para a docência, perfil docente, carreira docente, profissionalização, conhecimentos, crenças e saberes profissionais para a docência em ciências e matemática. Contempla ainda, estudos sobre o estado da arte de pesquisas em formação de professores e tendências atuais em formação. Serão priorizadas pesquisas que possam implicar intervenção em contextos de ensino/educação e em diferentes realidades consideradas como focos de estudos, com especial atenção à sala de aula e à formação de grupos de professores na busca de formação de lideranças acadêmicas, quer como estudos de processos em andamento, quer de avaliações de experiências consolidadas.
Nesta linha de pesquisa inserem-se temáticas relativas a processos de ensino e de aprendizagem, no âmbito do ensino formal e não-formal, nos diferentes níveis de ensino, tais como formação de conceitos, interações em aulas de Ciências e Matemática, metodologias e abordagens de ensino-aprendizagem, estudos concernentes aos processos construtivistas de ensinar e de aprender, construção e análise de recursos didáticos, relação teoria e prática na sala de aula, currículo e componentes curriculares, bem como pesquisas no/do ensino na área considerada. Serão privilegiadas temáticas que não se limitem a estudar/investigar o estado da arte, mas que se configurem em termos de propostas transformadoras do contexto, qualitativamente diferenciadas, quer em nível de intervenção em contextos, quer de avaliações de ações já realizadas, ou mesmo em processo se for o caso, podendo se configurar modelos de processos já desenvolvidos ou ainda em desenvolvimento.
Para mais informações ACESSE O PORTAL DA REDE REAMEC