O Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática – Mestrado e Doutorado Acadêmicos – caracteriza-se pelo desenvolvimento de estudos e pesquisas sobre as finalidades da Matemática na Educação, enfatizando os pontos de vista epistemológico, cognitivo, didático e histórico-cultural. As atividades de pesquisa do Programa têm por objetivo a produção de conhecimentos que contribuam para o desenvolvimento de saberes científicos e educacionais, considerando o contexto e as dimensões histórica, política e social, bem como as tecnologias disponíveis para ensinar e aprender matemática. Assim, o Programa pretende que o futuro pesquisador aprenda a analisar e investigar a realidade para além das aparências de modo a produzir conhecimento e intervir nas múltiplas relações envolvidas nas diferentes situações educativas.
O programa já desenvolveu 8 Escolas de Altos Estudos com a Capes e 20 doutorandos foram contemplados com bolsas do Programa de Doutorado-sanduíche no Exterior – PDSE da Capes. As primeiras turmas de Mestrado Acadêmico e de Doutorado tiveram suas atividades iniciadas em 2008 e o número de egressos até 2020 foram 207 mestres e 124 doutores. O Programa tem abrangência nacional, sobretudo o doutorado, envolvendo alunos de todas as regiões do país.
Professores que ensinam matemática em todos os níveis de ensino e educadores, licenciados ou bacharéis em matemática ou em áreas afins (desde que aprovados pela Comissão Coordenadora do Programa).
Presencial – Aulas presenciais em Pirituba – São Paulo.
A área de concentração do Programa, Educação Matemática, tem por finalidade investigar conhecimentos, saberes e práticas docentes, analisando, de modo crítico, processos pedagógicos e formativos. As práticas associadas às pesquisas em Educação Matemática valorizadas pelo Programa incluem: consideração de diferentes paradigmas e metodologias; análise da natureza do conhecimento matemático e do conhecimento escolar; investigação sobre o ensino e aprendizagem da Matemática mediante abordagens nos diferentes níveis (Educação Básica e Superior), bem como a aprendizagem da Matemática em espaços não formais; inovações curriculares; elaboração ou análise de design de materiais e cenários de aprendizagem de Matemática; estudo das trajetórias de aprendizagem associadas a contextos matemáticos particulares; os estudos das tendências em pesquisa para a formação de professores que ensinam Matemática, com atenção às tecnologias e aos recursos de ensino (textos, materiais, ferramentas digitais, etc.), investigação da utilização das interfaces da matemática com outras áreas do conhecimento para o ensino e a aprendizagem; discute as transformações das ideias matemáticas ao longo do tempo, bem como os fatores socioculturais que influenciam a área e a Etnomatemática. Visa, portanto, ampliar e aprofundar a base de conhecimentos dos pós-graduandos para a pesquisa e para o ensino de Matemática.
Missão e Objetivos
O Programa, mestrado e doutorado, tem como missão a formação científica de educadores matemáticos capazes de atuar de forma inovadora no Ensino Básico ou no Superior e de produzir novos conhecimentos, participando de maneira crítica, construtiva e transformadora na definição e implementação de políticas públicas na área de Educação Matemática. Como as novas tecnologias da educação são parte integrante dos saberes da área, para além de serem utilizadas como ferramentas potencializadoras dos processos de ensino e de aprendizagem da Matemática, trazem novas demandas cognitivas que devem ser investigadas.
O curso de Mestrado Acadêmico tem como objetivos: promover a formação científica do pós graduando; discutir o planejamento e o desenvolvimento de pesquisa acadêmica, promovendo a prática da investigação; oferecer uma formação que favoreça a integração dos saberes disciplinares, pedagógicos, curriculares e resultados de pesquisa em Educação Matemática às práticas docentes, seja na Educação Básica ou no Ensino Superior. Os mestrandos que cumprem os créditos e as exigências didático-científicas do curso recebem o título de Mestre em Educação Matemática.
O Curso de Doutorado, além dos objetivos mencionados no mestrado acadêmico, tem como principal finalidade a formação de pesquisadores capazes de realizar investigações inéditas de natureza aprofundada na área de Educação Matemática, sendo dirigido a mestres em Educação Matemática, mestres em Matemática ou mestres em áreas afins desde que aprovadas pelo colegiado do Programa. Os doutorandos que cumprem os créditos e as exigências didático-científicas do curso recebem o título de Doutor em Educação Matemática.
Tendo em vista a área de concentração do Programa, o ingressante deverá optar por uma das linhas:
O atendimento presencial será realizado na segunda, quarta e sexta-feira, das 10h às 16h, com intervalo das 13h às 14h
Agendamentos através do e-mail do Controle Acadêmico
Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática
E-mail: ruy.pietropaolo@cogna.com
Centro Universitário Anhanguera de São Paulo (UNIAN)
Avenida Raimundo Pereira de Magalhães, 3305, Jardim Iris, Pirituba –SP
CEP: 05145-200
É com satisfação que lançamos este Portal, com objetivo de manter um vínculo contínuo com nossos ex-alunos, saber de seus sucessos e dificuldades, e acompanhar os profissionais que formamos, conhecendo sua efetividade social e profissional. Através deste contato poderemos aprimorar o relacionamento entre Universidade e Egresso.
O sucesso no mercado de trabalho e na vida pessoal dos nossos egressos é, também, o nosso sucesso! Estender nossas relações para além do tempo da formação profissional é essencial para o êxito e aprimoramento do nosso Programa e também dos nossos egressos. Entre os nossos objetivos, a inserção profissional e a atuação do egresso na sociedade são questões primordiais.
A Pós-graduação Stricto Sensu é uma realidade dinâmica, que nos impõe novos desafios para satisfazer as necessidades da sociedade em constante efervescência. Contamos com a sua participação para efetuarmos esta tarefa.
Muito Obrigado!