O Núcleo de Pesquisa do Curso de Medicina da Uniderp tem como objetivo apoiar, planejar, organizar e executar ações relativas à pesquisa, visando fortalecer as atividades técnico/científicas contribuindo para a consolidação da pesquisa e consequentemente na divulgação dos resultados.
O Curso de Medicina da Uniderp tem as atividades de pesquisa organizadas em grupos de pesquisa. Grupo de Pesquisa é a denominação atribuída ao conjunto de pesquisadores e estudantes que se estruturam em torno de uma ou mais linhas de pesquisa de determinada área do conhecimento, com o objetivo de desenvolver pesquisa científica.
Pesquisadores | Titulação máxima | Linha de pesquisa |
Doroty Mesquita Dourado | Doutor | Pesquisa in vivo |
Carlos Henrique Marques dos Santos | Doutor | Pesquisa in vivo |
Guilherme Arthur Fatini Moreira | Mestre | Pesquisa in vivo |
Mariana de Oliveira Mauro | Doutor | Pesquisa in vitro/ Mutagênese e toxicologia |
Ana Cláudia Rodrigues | Doutor | Pesquisa in vitro |
Guilherme Arthur Fatini Moreira | Mestre | In vitro/ Mutagênese e toxicologia |
Pesquisadores | Titulação máxima | Linha de pesquisa |
Antonio Sales | Doutor | Inteligência Espiritual |
Guilherme Arthur FatiniMoreira | Mestre | Inteligência Espiritual |
Aluno de Graduação | Vínculo |
Randolph Miguel Machado Salazar | Voluntário |
Beatriz Lopes Cox | Voluntária |
Catherine Moraes Da Cruz | Voluntária |
João Pedro de Sá Hernandes | Voluntário |
Amanda Rocha Antunes | Voluntária |
Luiza Ribeiro Sebben Vitorazzi | Voluntária |
Ana Marla Scardin Pleutim | Voluntária |
Brenda Murata Hilgert | Voluntária |
Daniela Elodia Afif | Voluntária |
Daniela Garcia Ramalho | Voluntária |
Isabella Santos Provenzano | Voluntária |
Laura Brum Damke | Voluntária |
Letícia Yumi Herculano Togoe | Voluntária |
Tamires Dias dos Passos | Voluntária |
Diego Fernandes Vieira | Voluntário |
Eduarda Gomes Ravanello | Voluntária |
Fernanda Moura Rojas | Voluntária |
Fernando Sobé Moreira Netto | Voluntáriao |
Giovanna Oshiro Ibrahim | Voluntária |
Thiago Mamoru Kochiyama | Voluntário |
Ana Caroline Cunha Carvalho | Voluntária |
Eduardo Amorim Sprocati | Voluntário |
Letícia Lanini de Laet | Voluntária |
Maria Letícia dos Reis Chaves | Voluntária |
Mateus Selles Macedo Camargo | Voluntário |
Pesquisadores | Titulação máxima | Linha de pesquisa |
Ana Lúcia Lyrio | Doutor | Saúde materno-infantil |
Lucylea Pompeu Muller Braga | Doutor | Saúde materno-infantil |
Ana Claúdia Rodrigues | Doutor | Microbiologia |
Ana Maria C. Marques | Doutor | Tuberculose |
Renata Palopoli Picoli | Doutor | Saúde indígena |
José Luís Feltrin Oréfice | Mestre | Saúde do trabalhador |
Mariana Sperotto | Mestre | Enfermagem em Saúde do Adulto e do Idoso |
Françoise Carmingnan | Doutor | Farmacologia |
Suellem Luzia Costa Borges | Doutor | Riscos ambientais e patologias |
Nei Carlos | Mestre | Farmacologia |
Paula Juliani Nascimento | Mestre | Farmacologia |
Guilherme Arthur Fatini Moreira | Mestre | Farmacologia |
Rafaela Penrabel | Mestre | Saúde do trabalhador |
Pesquisadores | Titulação máxima | Linha de pesquisa |
Tânia Gisela Biberg-Salum | Doutor | Saúde indígena |
Ana Maria C. Marques | Doutor | Tuberculose |
Iris Bucker | Mestre | Infectologia |
Mariana Sperotto | Mestre | Terceira idade |
Suellem Luzia Costa Borges | Doutor | Leishmaniose |
Renata Palopoli Picoli | Doutor | Saúde indígena |
Pesquisadores | Titulação máxima | Linha de pesquisa |
Tânia Gisela Biberg-Salum | Doutor | Metodologias Ativas/Processos avaliativos |
Luciana Paes de Andrade | Doutor | Metodologias Ativas/Ensino em espaços não-formais |
Leda Marcia Araujo Bento | Mestre | Metodologias Ativas |
Suellem Luzia Costa Borges | Doutor | Ensino de saúde em espaços formais e não-formais |
Antonio Sales | Doutor | Bioestatística em saúde |
Renata Palopoli Picoli | Doutor | Ensino de saúde em espaços formais e não-formais |
Eliéverson Guerchi Gonzales | Mestre | Tecnologias Educacionais |
Rafaela Penrabel | Mestre | Ensino de saúde em espaços formais e não-formais |
Daniele Rodrigues Dantas | Mestre | Comunicação e Saúde |
Lariane Marques Pereira | Mestre | Ensino dos Cuidados Paliativos |
Erlinda Martins Batista | Doutor | Tecnologias Educacionais |
A iniciação científica caracteriza-se por um instrumento que permite introduzir na pesquisa científica os estudantes de graduação. Tem por finalidade principal despertar jovens talentos para a ciência, propiciando sua participação em projetos de pesquisa.
Conheça o Programa de Iniciação Científica e Tecnológica da Universidade Anhanguera-Uniderp.
Os Comitês de Ética em Pesquisa (CEP) são colegiados interdisciplinares independentes, criados para defender os interesses dos participantes de pesquisa em sua dignidade, direitos, segurança e bem-estar, e para contribuir no desenvolvimento da pesquisa no brasil, dentro de padrões éticos. O sistema CEP/CONEP, formado pela comissão nacional de ética em pesquisa (CONEP/CNS/MS), é a instância máxima, e o CEP é a instância regional responsável pela avaliação e acompanhamento dos aspectos éticos de pesquisas envolvendo seres humanos no brasil. Este papel está baseado nos pilares de documentos internacionais que reconhecem e afirmam o direito à dignidade, liberdade e autonomia do ser humano (código de Nuremberg, de 1947, declaração universal dos direitos humanos, de 1948, declaração de Helsinque, versões até 2000, declaração internacional sobre os dados genéticos humanos, de 2003, declaração universal sobre bioética e direitos humanos, de 2004) e nas diretrizes éticas brasileiras (resolução nº 466/12 do conselho nacional de saúde (CNS/MS) e demais resoluções e normativas complementares). De acordo com as diretrizes nacionais, “toda pesquisa envolvendo seres humanos deverá ser submetida à apreciação de um CEP”. As atribuições do cep são de papel consultivo e educativo, visando contribuir para a qualidade das pesquisas, bem como a valorização do pesquisador, que recebe o reconhecimento de que sua proposta atende os requisitos éticos.
O repositório da Universidade de Cuiabá é um espaço para publicação e consulta da produção intelectual de docentes e alunos em formato digital, cujo objetivo principal é disseminar a produção técnica-científica. O acesso ao conteúdo é gratuito e disponível para toda a comunidade da Faculdade Pitágoras de Ipatinga e público em geral.
A Universidade de Cuiabá participa do Portal de Periódicos Científicos da Cogna. O portal utiliza a plataforma do Open Journal Sistems – OJS que permite a submissão e avaliação on-line dos artigos, possibilitando aos autores acompanharem os trâmites dos artigos de sua autoria, desde submissão à publicação.
O Encontro de Atividades Científicas – EAC tem como objetivo estimular as atividades de iniciação à pesquisa no âmbito das instituições de ensino e pesquisa do país, além de oferecer à comunidade científica a oportunidade de divulgar os resultados de seus trabalhos, promovendo o intercâmbio entre alunos de graduação, Pós-Graduação, professores e pesquisadores das mais diversas áreas do conhecimento. O evento é totalmente on-line, os autores dos trabalhos encaminham o resumo expandido e também a apresentação do seu trabalho em vídeo. Os trabalhos aprovados ficam disponíveis para visualização e interação com o público durante os dias do evento.
O Portal de Eventos é uma plataforma que possibilita criar e registrar eventos. Todo processo de inscrição, avaliação, certificação e publicação dos anais é realizado no Portal. A comissão organizadora tem total autonomia para gerenciar o evento.