Pós-Graduação
Stricto sensu


Programa de Iniciação Científica e Tecnológica – PICT

O que é Iniciação Científica e Tecnológica

Participação no Programa de Iniciação Científica e Tecnológica

Atualmente o Programa conta com duas modalidades para o ingresso de alunos de graduação nas atividades de iniciação: como bolsistas e/ou voluntários.

Podem participar da seleção discentes regularmente matriculados em cursos de graduação da instituição. O processo seletivo é feito por meio de edital específico, de acordo com as normas e critérios estabelecidos pela Funadesp para a submissão dos pedidos. O período de vigência da bolsa e o valor das parcelas são definidos pelo edital de seleção.

Para atuação como bolsista, é ofertada aos alunos a modalidade de bolsa financiada pela Funadesp. Tais bolsas constituem um incentivo financeiro individual concedido pela agência de fomento aos alunos com melhor rendimento acadêmico, escolhidos por meio de processo seletivo.

Na atuação como voluntário, o aluno desenvolve as atividades relacionadas ao projeto de pesquisa sem a remuneração da bolsa. Essa modalidade tem como objetivo estimular o desenvolvimento da pesquisa, dando oportunidade aos alunos que se interessam por participar dos projetos de IC, mas que não foram contemplados com a bolsa dos órgãos de fomento, de oficializar e reconhecer essa atividade. As inscrições para essa modalidade do PICT são de fluxo contínuo e não dependem de seleção por edital.

Conheça alguns benefícios de participar do PICT

  • Certificado de participação na Iniciação Científica;
  • Trabalhos publicados em eventos científicos;
  • Domínio da metodologia científica;
  • Preparação para os programas de pós-graduação;
  • Valorização do currículo profissional;
  • Aprimoramento do espírito crítico e da criatividade.

Gestão do Programa

A gestão do Programa de Iniciação Científica e Tecnológica (PICT) é de responsabilidade da Direção da Unidade e da Coordenação Acadêmica, responsáveis por acompanhar todos os processos relacionados ao Programa, reportando-se à Diretoria de Pós-graduação Stricto Sensu da Cogna.

Com o apoio dos orientadores, alunos, coordenadores de curso e demais setores da Instituição, busca imprimir contínuas melhorias ao Programa. Além disso, promove a divulgação do PICT junto à comunidade universitária, esclarece dúvidas de docentes e discentes, orienta o preenchimento de formulários e assegura o cumprimento dos critérios e prazos estabelecidos e busca soluções para as questões não previstas nos regulamentos do PICT.

Editais Disponíveis

Projetos de Pesquisa cadastrados na Unidade

Título ProjetoDocente ResponsávelCursoPeríodo do projetoSituação
Depressão em adolescentes e jovensALAOR SANTOS FILHOMEDICINA01/08/2018 - 31/05/2019CONCLUÍDO
Avaliação do consumo alimentar de escolares de 9 e 10 anos da rede municipal de ensino de Cuiabá-MTANA CÁSSIA LIRA DE AMORIMMEDICINA01/08/2018 - 31/05/2019CONCLUÍDO
Qual o custo de pacientes acidentados com animais peçonhentos para o SUS, com atendimento no Pronto Socorro de Cuiabá no ano de 2017?JAIME RUFINO DOS SANTOSMEDICINA01/08/2018 - 31/05/2019CONCLUÍDO
Perfil epidemiológico da Leishmaniose Visceral na Baixada Cuiabana no período de 2012 a 2016LUCIANA MARQUES DA SILVAMEDICINA01/08/2018 - 31/05/2019CONCLUÍDO
Teste de Progresso Individual (TPI): análise dos resultados obtidos no modelo pedagógico tradicional (MT) e no modelo baseado em problematização (PBL). Impacto sobre a gestão do curso e atuação do Núcleo Docente Estruturante do curso de MedicinaPEDRO LUIS REIS CROTTIMEDICINA01/08/2018 - 31/05/2019CONCLUÍDO
Inserção de clipe cirúrgico metálico para marcação do leito tumoral em pacientes com câncer de mama indicados à quimioterapia neoadjuvanteRITAMARIS DE ARRUDA REGISMEDICINA01/08/2018 - 31/05/2019CONCLUÍDO
Parto vaginal versus cesariana e seus riscos para o neonato em maternidades de Cuiabá - MTROSA MARIA ELIASMEDICINA01/08/2018 - 31/05/2019CONCLUÍDO
O Ensino de Futuros Médicos por meio da PBL – Um Método Ativo de Aprendizagem na Universidade de Cuiabá (UNIC) - MTGISLEI AMORIM DE SOUZA RONDONMEDICINA01/10/2019 - 31/07/2020CONCLUÍDO
Teste de progresso individual como preditor de aprovação em processos seletivos para residência médica - Análise de projeção de desempenho profissionalPEDRO LUIS REIS CROTTIMEDICINA01/10/2019 - 31/07/2020CONCLUÍDO
Nível de conhecimento da população sobre Redes de Atenção à Saúde no Sistema Único de Saúde em usuários das unidades básicas de saúde de Cuiabá-MT, 2020ANA CÁSSIA LIRA DE AMORIMMEDICINA01/10/2020 - 31/07/2021APROVADO
Exposição ambiental e ocupacional no desenvolvimento de lúpus eritematoso sistêmico em adultos: uma revisão sistemática.CRISTINA BARDOU PIZARROMEDICINA01/10/2020 - 31/07/2021APROVADO
Projeto Macunaíma. Estudo brasileiro multicêntrico no mundo real dos custos de Lúpus Eritematoso Sistêmico. Diagnóstico do perfil clínico, econômico e de qualidade de vida do lúpus eritematoso sistêmico.FLAVIO CATARINO BARBOSA GARCIAMEDICINA01/10/2020 - 31/07/2021APROVADO
Taxa de mortalidade padrão estimada por um método de classificação de gravidade da doença em uma UTI geral do estado de Mato Grosso entre 2020 e 2021.GILBERTO PAULO PEREIRA FRANCOMEDICINA01/10/2020 - 31/07/2021APROVADO
Avaliação formativa em sessão tutorial no contexto do método PBL : a experiência do Curso de Medicina de uma Universidade privada do município de Cuiabá- MTGISLEI AMORIM DE SOUZA RONDONMEDICINA01/10/2020 - 31/07/2021APROVADO
O câncer bucal e seus fatores de riscos ambientais no estado do Mato GrossoJAIME RUFINO DOS SANTOSMEDICINA01/10/2020 - 31/07/2021APROVADO
Exposição ambiental e ocupacional e o desenvolvimento da artrite reumatóide: revisão narrativaLIZIANE CRISTINA DE ALMEIDA ARRUDAMEDICINA01/10/2020 - 31/07/2021APROVADO
A prematuridade devido a exposição materna a agrotóxicos no estado do Mato Grosso no período de 2008 a 2018.LUCIANA MARQUES DA SILVAMEDICINA01/10/2020 - 31/07/2021APROVADO
Utilização da técnica de Bone Frozen para reconstrução de Sarcoma de Ewing de tíbia proximal.NAURO HUDSON MONTEIROMEDICINA01/10/2020 - 31/07/2021APROVADO
Teste de progresso individual. Estudo comparativo entre o desempenho acadêmico institucional e no teste de progresso. A visão discente sobre sua vida acadêmica.PEDRO LUIS REIS CROTTIMEDICINA01/10/2020 - 31/07/2021APROVADO
Análise da contribuição do inflamassoma em pacientes com câncer colorectal e associação com dados clínicos e anatomopatológicosROSA MARIA ELIASMEDICINA01/10/2020 - 31/07/2021APROVADO

CONTROLE ACADÊMICO (Mestrado e Doutorado)

DIVULGAÇÃO

Comitê de Ética em Pesquisa - CEP

Comissão de Ética no Uso de Animais – CEUA

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