Faculdade Anhanguera de Belo Horizonte

NÚCLEO DE PESQUISA

O Núcleo de Pesquisa da Faculdade Pitágoras de Belo Horizonte tem como objetivo apoiar, planejar, organizar e executar ações relativas a pesquisa, visando fortalecer as atividades técnico/científicas contribuindo para a consolidação da pesquisa e consequentemente na divulgação dos resultados.

Grupos de Pesquisa

A Faculdade Pitágoras de Belo Horizonte tem as atividades de pesquisa organizadas em Grupos de Pesquisa. Grupo de Pesquisa é a denominação atribuída ao conjunto de pesquisadores e estudantes que se estruturam em torno de uma ou mais linhas de pesquisa de determinada área do conhecimento, com o objetivo de desenvolver pesquisa científica.

  • Área: CIÊNCIAS DA SAÚDE E ENFERMAGEM
  • Data da formação: 01/10/2020
  • Líder: Marcus Luciano de Oliveira Tavares
PesquisadoresTitulação máximaLinha de pesquisa
Marcus Luciano de Oliveira TavaresDoutoradoSaúde Pública
Fernanda Savoi MendesMestradoPráticas Integrativas e Complementares
   
Aluno de GraduaçãoVínculo
Camila Castelo Branco Pinheiro de AlmeidaVoluntário
Mariana Luiza Caetano GomesVoluntário
Kamilla Eduardo da SilvaVoluntário
Dara Luiza ReisVoluntário
Pablo Gustavo Oliveira SilvaMembro Externo
  • Área: Farmácia
  • Data da formação: 21/03/2022
  • Líderes: Aline Teixeira; Fernanda Gontijo e Danielle Sóter
Pesquisadores Titulação máxima Linha de pesquisa
Aline Teixeira Maciel e Silva Doutorado Projetos Sociais, Núcleo de Estudos, Mídias Sociais
Danielle Sóter do Nascimento Damasio Doutorado Projetos Sociais, Núcleo de Estudos, Mídias Sociais
Fernanda Cristina Gontijo Evangelista Doutorado Projetos Sociais, Núcleo de Estudos, Mídias Sociais
Aluno de Graduação Vínculo
Ramon da Silva Dutra Voluntário
Natália Gomes Braga Voluntário
Anna Carolina de Moura Pires Voluntário
Vitória Louise Almeida Soares Voluntário
Daphny Ludmilla Marques Julio Voluntário
Victoria de Aragão Bahia Cavalcante Voluntário
Jessica Bambirra dos Santos Voluntário
Verônica Gomes dos Santos Lima Voluntário
Juliany Moraes Santos da Cruz Voluntário
  • Projeto Multicêntrico: O impacto do uso da tecnologia na promoção de saúde bucal – um estudo multicêntrico
  • Área: Odontologia
  • Data da Formação: 01/08/2022
Pesquisadores Titulação máxima Linha de pesquisa
Ana Cláudia Pereira dos Santos Mestrado Odontologia
Evandro Raphael Alves do Nascimento Mestrado Odontologia
Aluno de Graduação Vínculo
Ariadna Ferraz de Oliveira Bolsista Funadesp
Maria Luiza Albuquerque Ferreira de Paula Bolsista Funadesp
Amanda Alves Andrade Voluntário
Camila Luiza Almeida Rodrigues Voluntário
Cecília Emanuely Gonçalves Voluntário
Déborah Vitória Souza Dias Voluntário
Gabrielle Silva Do Nascimento Voluntário
Daniel André de Oliveira Moreira Voluntário
Pedro Henrique Ferraz Silva Voluntário
Raquel Cristina Nogueira Brant Voluntário
Tamires Aleixo Alves Fonseca Voluntário
Vinícius Santos Sabino Voluntário
 

Programa de Iniciação Científica e Tecnológica

A Iniciação Científica caracteriza-se por um instrumento que permite introduzir na pesquisa científica os estudantes de graduação. Tem por finalidade principal despertar jovens talentos para a ciência, propiciando sua participação em projetos de pesquisa.

Conheça o Programa de Iniciação Científica e Tecnológica da Faculdade Pitágoras de Belo Horizonte

Comitê de Ética

Os Comitês de Ética em Pesquisa (CEP) são colegiados interdisciplinares independentes, criados para defender os interesses dos participantes de pesquisa em sua dignidade, direitos, segurança e bem-estar, e para contribuir no desenvolvimento da pesquisa no Brasil, dentro de padrões éticos. O Sistema CEP/CONEP, formado pela Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP/CNS/MS), é a instância máxima, e o CEP é a instância regional responsável pela avaliação e acompanhamento dos aspectos éticos de pesquisas envolvendo seres humanos no Brasil. Este papel está baseado nos pilares de documentos internacionais que reconhecem e afirmam o direito à dignidade, liberdade e autonomia do ser humano (Código de Nuremberg, de 1947, Declaração Universal dos Direitos Humanos, de 1948, Declaração de Helsinque, versões até 2000, Declaração Internacional sobre os Dados Genéticos Humanos, de 2003, Declaração Universal sobre Bioética e Direitos Humanos, de 2004) e nas diretrizes éticas brasileiras (Resolução nº 466/12 do Conselho Nacional de Saúde (CNS/MS) e demais resoluções e normativas complementares). De acordo com as diretrizes nacionais, “toda pesquisa envolvendo seres humanos deverá ser submetida à apreciação de um CEP”. As atribuições do CEP são de papel consultivo e educativo, visando contribuir para a qualidade das pesquisas, bem como a valorização do pesquisador, que recebe o reconhecimento de que sua proposta atende os requisitos éticos.

Repositório Institucional

O Repositório da Faculdade Pitágoras de Belo Horizonte é um espaço para publicação e consulta da produção intelectual de docentes e alunos em formato digital, cujo objetivo principal é disseminar a produção técnica-científica. O acesso ao conteúdo é gratuito e disponível para toda a comunidade da Faculdade Pitágoras de Londrina e público em geral.

Portal de Periódicos

A Faculdade Pitágoras de Belo Horizonte participa do Portal de Periódicos Científicos da Kroton. O Portal utiliza a Plataforma do Open Journal Sistems que permite a submissão e avaliação on-line dos artigos; possibilitando aos autores acompanharem os trâmites dos artigos de sua autoria, desde submissão à publicação.

Eventos Científicos

O Encontro de Atividades Científicas – EAC tem como objetivo estimular as atividades de iniciação à pesquisa no âmbito das instituições de ensino e pesquisa do país, além de oferecer à comunidade científica a oportunidade de divulgar os resultados de seus trabalhos, promovendo o intercâmbio entre alunos de graduação, Pós-Graduação, professores e pesquisadores das mais diversas áreas do conhecimento. O evento é totalmente on-line, os autores dos trabalhos encaminham o resumo expandido e também a apresentação do seu trabalho em vídeo. Os trabalhos aprovados ficam disponíveis para visualização e interação com o público durante os dias do evento.

O Portal de Eventos é uma plataforma que possibilita criar e registrar eventos. Todo processo de inscrição, avaliação, certificação e publicação dos anais é realizado no Portal. A comissão organizadora tem total autonomia para gerenciar o evento.